Sadhguru analisa a natureza essencial da vida e da morte e explica como elas são uma e a mesma coisa. Saber o que está além da morte requer pragna, ele diz, uma maneira de conhecer as coisas sem pensar sobre elas.

Sadhguru: Existem muitos aspectos da vida. Há nascimento, infância, juventude e velhice. Há amor, ternura, doçura e amargura em relacionamentos, alegria do sucesso, satisfação, dor e prazer. Se você mantiver sua mente em um nível razoável de percepção, estas são coisas que você pode compreender. Mas o aspecto mais definidor da vida – a morte – está além do alcance de qualquer mente – não importa quão inteligente, esperto ou intelectual você pensa que é. É só porque somos mortais que a vida acontece dessa maneira. Se não fôssemos mortais, não haveria infância, nem juventude, nem velhice – poderíamos até nos questionar se houve nascimento.

A morte é a base da vida. Se você não entende a morte, nunca conhecerá a vida, nem poderá lidar com a vida, porque a vida e a morte são como inspiração e expiração. Elas existem juntas, inseparavelmente. O processo espiritual começa apenas quando você é confrontado com a morte – seja a sua própria ou a de alguém que é querido por você, alguém que você pensou que não poderia viver sem. Quando a morte se aproxima ou quando acontece, é quando a questão surge nas mentes de muitas pessoas: “O que é isso tudo? O que acontecerá além disso?” A experiência da vida parecer ser tão real, você não pode acreditar que tudo vai acabar assim, de repente. Mas, uma vez que a morte está próxima, a mente projeta que deve haver algo mais. Por mais que a mente projete, ela realmente não sabe, porque a mente funciona apenas com base nos dados que já reuniu. A mente não tem força diante da morte, porque não possui informações autênticas – apenas boatos.

Não é vida nem morte – é apenas uma brincadeira entre todas essas coisas. 

Você já ouviu boatos que quando você morrer irá se sentar no colo de Deus. Se for assim, você deve ir hoje. Se esse privilégio for conferido a você, não vejo por quê você deva adiá-lo. Você já ouviu boatos sobre o céu e o inferno. Você já ouviu boatos sobre anjos e outras tantas coisas, mas nenhuma informação confirmada. Não desperdice seu tempo tentando pensar o que acontece além da morte, porque isto não está no domínio da sua mente.

A única maneira de saber é através da pragna, como chamaríamos nas línguas indianas. Em inglês, diríamos “awareness” (consciência). Mas não tome a palavra em seu sentido normal. Se você está consciente, você tem uma maneira de saber sobre as coisas sem pensar nelas, sem obter informações sobre elas. Se você é um observador atento da vida ao seu redor, existem tantas coisas que toda criatura conhece sem pensar nelas. Na verdade, se você tivesse que pensar, você nem saberia como respirar. Simplesmente acontece. Essa não é a sua inteligência – essa é a inteligência do Criador. Se uma máquina tão complexa como seu corpo fosse deixada sob sua gestão, seria um desastre.

Muitas coisas acontecem sem sua ajuda, compreensão ou pensamentos. Pragna está além do pensamento. Pragna é aquela que é a própria fonte de criação. Se você encontrar acesso a ela, você pode atravessar o que pensamos ser a fronteira entre a vida e a morte.  Na verdade, não há fronteiras – você está vivendo e morrendo agora. No plano social, na limitada experiência e percepção das pessoas, alguém pode estar aqui hoje e ter ido amanhã. Mas em termos de vida, em termos de processo existencial, não há algo como viver e morrer. É tudo Leela – uma brincadeira.

Quando dizemos que isso é tudo uma brincadeira divina, isso não significa que o Divino é uma força sádica que brinca com sua vida. Nós chamamos isso de brincadeira, porque tudo está entrelaçado. Existencialmente, você não pode separar a infância, a juventude, a meia idade e a velhice – está tudo enredado. O que você chama de individual e o que você chama de universal não pode ser separado. O que você chama de atômico e o que você chama de cósmico não pode ser separado. Nesse sentido, é uma brincadeira

Mas, uma vez que você coloca limites entre uma coisa e outra, não haverá brincadeira. Quando você se senta aqui, a respiração está brincando entre você e a árvore. Você não pode separá-los, no sentido de “Eu faço a minha respiração – deixa ela fazer a dela”. Isso está acontecendo em muitas casas, “eu faço o meu – você faz o seu”. No momento em que você tenta restringir a brincadeira, a vida vai escapar de suas mãos.

Todos os tipos de coisas já foram feitas na tentativa de saber qual é a natureza da vida e da morte. Mas você não pode entendê-las fazendo experiências ou pensando sobre isso. Você pode entender apenas pela experiência. Sempre que as pessoas me fazem perguntas sobre a morte e o que acontece depois da morte, eu continuo lembrando que é melhor conhecê-la pela experiência. Não estou sugerindo que eles deveriam morrer. O que quero dizer é que você deve experimentar o jeeva, a vida dentro de você. Se você apenas experimenta o corpo, então, o que quer que eu diga, você chegará a conclusões erradas. Se sua experiência de vida é limitada às suas estruturas mentais e físicas, você não pode acessar essa dimensão. A morte e aquilo que está além disso, não são segredos que se escondem em algum lugar do céu ou do inferno – está bem aqui, agora mesmo. É apenas que a maioria dos seres humanos nunca prestaram atenção suficiente, porque estão muito ocupados com outras coisas.

Sua carreira é muito mais importante do que sua vida. Seu caso de amor é muito mais importante do que sua vida. Um pequeno problema que se tenha com alguém próximo é muito mais importante do que sua vida. Que roupas você usa é muito mais importante do que sua vida. Estes são apenas exemplos. Porque você tem conceitos errados sobre a vida, a vida é eludida. Mas na verdade, a vida não é eludida – você está se esquivando da vida. A vida não está tentando evitá-lo – você está tentando evitá-la de muitas maneiras.

As experiências amargas e dolorosas da vida nunca foram causadas pela vida. Elas só foram causadas por sua incapacidade de gerenciar sua mente e seu corpo. A vida nunca causou dor ou sofrimento a você. É apenas o corpo e a mente. Você não sabe como gerenciar sua estrutura mental e sua estrutura física. Dois instrumentos maravilhosos foram dados a você, mas você está arruinando isso. Toda a dor e sofrimento vieram de você, não da vida.

Pragna é uma dimensão da percepção que lhe dá acesso à vida, à natureza da vida e à fonte de vida. Estas não são coisas diferentes – estes são apenas nomes diferentes que atribuímos à vida. Não há fonte e não há manifestação – é tudo o mesmo. Não existe vida e morte. Não é vida nem morte – é apenas uma brincadeira entre todas essas coisas. Você pode jogar um jogo e parar um dia. A vida joga e para, joga e para, mas a vida em sua essência não é uma determinada atividade, nem um certo acontecimento. É um fenômeno que simplesmente está lá. É o pano de fundo da criação. É a fonte da criação.

Editor’s Note: Receba as últimas atualizações do Blog do Isha. Twitter, facebook, rss ou extensões de navegador, escolha.

Este artigo é baseado em um trecho da edição de May 2014 issue of Forest Flower. Pague o que deseja e faça o download.(set ‘0’ for free). Print subscriptions estão disponíveis.