Yoga Clássica: as Condições Corretas

Nesta semana, em que tratamos sobre o Yoga Clássico, olharemos para a importância de mantermos as condições corretas dentro de nós mesmos, antes e durante os yogasanas.
classical-yoga-right-conditions
 

Vamos dar uma olhada em algumas dicas e orientações que podem ajudá-lo a usufruir ao máximo de sua prática de Hatha Yoga.

#1 Olhos Fechados

Sadhguru: Para um ser humano, o aparato visual é o órgão sensorial mais dominante. Quando você fecha os olhos, o mundo desaparece - a menos que você tenha seu próprio mundo falso em sua cabeça! Os olhos naturalmente se fecham para qualquer internalização, porque o aparato visual nos envolve com o exterior. Se você apenas fechá-los, você ainda pode ouvir, cheirar e sentir, mas metade do mundo está desligado. Então a internalização acontece melhor quando seus olhos estão fechados. Quando você está fazendo asanas, você quer internalizar tudo.

#2 Estômago Vazio

Enquanto estiver praticando yogasanas, você deve não apenas estar com o estômago vazio, mas também com os intestinos vazios. Qualquer coisa que não seja o corpo deve estar fora do corpo, caso você queira mover suas energias para cima. Práticas yogis não são exercícios, elas são uma maneira de reestruturar seu corpo e de se recriar do jeito que você quer ser. Se tal coisa tem que ser feita, nada deve estar lá além do seu corpo.

Yoga significa que você está começando a ter uma parceria com o criador. Você não pode fazer tudo sozinho, mas pode criar a atmosfera necessária para ele fazer o trabalho. A primeira vez que você foi criado, não foi sua escolha, aconteceu a partir da memória genética. Mas agora você está se reinventando passo a passo do jeito que você quer ser.

Ser um parceiro com a fonte da criação significa uma enorme infusão de inteligência, o tipo de inteligência que você não acredita ser possível. Se isso é o que tem que acontecer, não deve haver obstáculos - a comida que você coloca para dentro ou o resíduo que você produziu, ambos devem estar fora de você.

#3 Água Fria

Antes de iniciar a sua prática, é sempre melhor estar imerso ou permitir que um determinado volume de água, que deve estar a cerca de cinco a oito graus centígrados inferior à temperatura ambiente, flua sobre você. Se isso acontecer, os poros entre as células da pele se abrem, e isso é importante para praticar yoga, porque queremos que a estrutura celular do corpo seja carregada com uma dimensão diferente de energia. Por que uma pessoa parece estar muito mais viva do que a outra é, essencialmente, por causa disso. Uma vez que sua estrutura celular é carregada de energia, ela permanece jovem por muito tempo.

#4 Frequencia da Prática

O Yoga Sutra diz – sukham sthiram asanam. O objetivo é alcançar um estado em que seu asana esteja confortável e estável; isto é, se você permanecer assim por qualquer número de horas, ele permanecerá da mesma maneira, sem causar qualquer distúrbio internamente. É quando sua percepção se torna maior e maior.

A questão não é fazer yoga todos os dias ou duas vezes por semana, a intenção é amassar o corpo de tal forma que possamos moldá-lo novamente. Então, o tempo que você tem disponível para fazer o trabalho necessário - é o tempo que você deve fazer isso.

Este corpo é apenas barro. Ele se queima com seu material kármico e se torna rígido. A memória estabelecida é o que estamos nos referindo como karma. É por causa desse banco de memória que a substância fisiológica e psicológica se torna rígida. Estamos tentando desfazer isso. A ideia do asana é que você esteja trabalhando com o corpo e amassando-o de tal maneira que depois de algum tempo ele não fique como barro queimado. Então, você pode moldá-lo da maneira que quiser, porque as energias são móveis.

#5 Usando Espelhos / Ouvindo Música

Nunca deve haver espelho ou música quando você pratica Hatha Yoga. A cultura do uso de espelhos vem da musculação e dos ginásios, porque eles querem admirar seus corpos. No yoga, essa não deve ser a atitude. Se você olhar para muitos yogis, sua estrutura física não é como a de um atleta - eles são bastante comuns. Muitos deles ainda são barrigudos, porque nunca olham para um espelho. Para eles, a única coisa é que eles devem evoluir.

Se você deseja obter a união daquilo que é a fonte da criação dentro de você, seu corpo, mente e energia devem estar absolutamente envolvidos. Se você olhar para um espelho, você vai olhar apenas para si mesmo? Vamos ser diretos sobre isso. Você vai olhar para todos os outros, não é? E seu foco mental é muito importante enquanto você pratica asanas.

O Yoga Clássico exige um certo envolvimento de seu corpo, mente, energia, e de seu cerne mais interno. Aquilo que é a fonte da criação, a que normalmente nos referimos como o divino, não se expressará, a menos que você esteja cem por cento. Se você se retrair ou desviar um pouco, não estará lá para você.

#6 Conversando

Um asana é uma maneira dinâmica de meditar. Porque você não pode sentar imóvel, você está fazendo outra coisa para se tornar meditativo. Aquilo que é absolutamente confortável e estável é o seu asana, que é quando seu corpo está à vontade, sua mente está à vontade e sua energia está em plena vibração e equilíbrio. Se você se sentar assim, você é naturalmente meditativo. Para chegar a um estado natural de ser meditativo, o passo preparatório é o asana. Então, de certa forma, asanas são uma maneira dinâmica de meditar.

Se você fala, muitas coisas mudam dramaticamente, não apenas fisiologicamente, mas também nos parâmetros de energia. Então, não falar durante o asana não é apenas uma norma, é uma regra. Você nunca deve falar em posturas, porque seu foco, respiração e o que acontece com seu sistema de energia são mais importantes; caso contrário, você irá perturbar o sistema. Se você quer falar, não precisa fazer asanas. Basta ir correr e conversar com os outros.

Nota do editor: Extraído do discurso do Sadhguru no Isha Hatha Yoga School’s, 21 Semanas de Hatha Yoga TeacherTraining Program. O programa oferece uma oportunidade incomparável para adquirir uma compreensão profunda do sistema yogi e a proficiência para ensinar o Hatha Yoga. A próxima sessão de 21 semanas começa de 16 de julho a 11 de dezembro de 2019. Para mais informações, acesse www.ishahathayoga.com ou o email info@ishahatayoga.com

Procurando mais artigos sobre Yoga Clássica? Confira nossa série de Yoga clássica.

 
 
 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1