Aproveitando o Verdadeiro Poder da Mente

Sadhguru fala sobre como podemos acessar a verdadeira possibilidade da mente, alcançando Chitta, uma dimensão em que Deus se torna seu escravo!
Harnessing the True Power of Your Mind
 

Sadhguru fala sobre como podemos acessar a verdadeira possibilidade da mente, alcançando Chitta, uma dimensão em que Deus se torna seu escravo!

Participante: Namaskaram, Sadhguru. Tenho praticado a meditação Chit Shakti e, às vezes, acho difícil visualizar, porém, mais tarde, as coisas realmente têm acontecido. Você pode comentar sobre isso?

Sadhguru: A meditação Chit Shakti não é apenas visualização. No entendimento do yoga, existem 16 dimensões da mente humana. Essas 16 dimensões se enquadram em quatro categorias. Essas quatro categorias são conhecidas como Buddhi, Manas, Ahankara e Chitta. Buddhi é o intelecto - a dimensão lógica do pensamento. Infelizmente, os sistemas educacionais modernos, e as ciências modernas, se limitaram muito ao buddhi. Esse é um modo buddhu (tolo) de existência.

A Limitação do Intelecto

Buddhi, ou o intelecto, não pode funcionar sem um certo banco de memória ou de dados. Dependendo dos dados que você possui, o intelecto atua. Suponha que no seu sistema de memória existam 10 gigabytes de memória. Dependendo de quão aguçado é seu Buddhi, uma pessoa pode produzir, digamos, um trilhão de pensamentos com esses 10 gigabytes. Outra pessoa pode produzir 10 trilhões de pensamentos com os mesmos 10 gigabytes de memória.

No entendimento do yoga, existem 16 dimensões da mente humana.

Se você pode pensar um pouco melhor do que outra pessoa, isso é considerado inteligência, hoje em dia. Se alguém diz uma coisa e você pode dizer dez coisas sobre isso, você pode ser socialmente esperto, mas você não é nada mais inteligente. Infelizmente, nos sistemas atuais de educação e universidades, tudo é determinado por isso. Se você pode fazer mais coisas com isso, você é considerado inteligente, o que não é verdade - você só tem um Buddhi mais aguçado. O Buddhi não o levará além dos limites de forma alguma, porque ele só pode funcionar com base nos dados que já estão lá. Ele não é capaz de acessar nada além disso.

A Memória de Seus Antepassados

A próxima dimensão é chamada Manas. Manas tem muitas camadas. Mas Manas não é apenas o cérebro - está por todo o corpo. Cada célula do corpo tem uma memória fenomenal - não apenas desta vida, mas de milhões de anos. Seu corpo claramente se lembra como eram seus antepassados há um milhão de anos. De cima para baixo, existem Manas - isso é chamado manomaya kosha. Em todas as células do corpo, há memória e inteligência, mas nenhum intelecto. O intelecto está apenas no cérebro.

O que está no cérebro é intelecto, não inteligência. Inteligência e memória estão por todo seu corpo. Mas as pessoas nunca foram treinadas em como usar essa inteligência.

Na língua Inglesa, tudo se encaixa sob um banner chamado "mente". A ideia de que a inteligência está apenas no cérebro produziu seres humanos cuja consciência está seriamente constipada. O que está no cérebro é intelecto, não inteligência. Inteligência e memória estão por todo seu corpo. Mas as pessoas nunca foram treinadas em como usar essa inteligência. Em vez disso, eles usam seu intelecto para tudo. Não é de admirar que estejam estressados, seja qual for o trabalho que você lhes dê. Todo o peso está em apenas uma das dezesseis dimensões da mente. É como carregar um caminhão de dezesseis rodas e tentar dirigir sobre apenas uma roda - você pode imaginar o estresse! É assim que o mundo de hoje está caminhando.

As pessoas podem estar usando outras dimensões da mente marginalmente, inconscientemente, mas elas não são treinadas para usá-las. Elas foram treinadas apenas para usar seu Buddhi, ou seu intelecto. Elas são muito muito espertas. Elas sabem tudo sobre tudo, mas não sabem como lidar com sua própria vida. Elas não sabem nem como se sentar aqui em paz e com tranquilidade total dentro de si. Se houver inteligência verdadeira, a primeira coisa que você precisa descobrir é como fazer a vida acontecer. Você sabe como fazer o mundo acontecer, mas não sabe como fazer sua vida acontecer. Você não sabe como conduzir sua mente, suas energias, suas emoções ou seu corpo.

Se você pedir às pessoas para ficarem firmes fisicamente, elas ficam rígidas. Se você pedir que elas vivam de maneira mais natural, elas se tornam gordas. Onde está a inteligência? Existe apenas intelecto. O intelecto parece bom apenas em comparação. Suponha que você seja a única pessoa no planeta, seu intelecto não significará nada. Só porque existem alguns idiotas ao seu redor, você brilha. Por si só, o intelecto não terá nenhuma consequência.

A Noção de Identidade

O intelecto se conecta diretamente com a terceira dimensão da sua mente, chamada Ahankara. Ahankara, às vezes, é traduzido como ego, mas é muito mais do que isso. Ahankara lhe dá uma noção de identidade. Uma vez que seu Ahankara assume uma identidade, seu intelecto funciona apenas nesse contexto. É importante funcionar além do intelecto, porque o intelecto está seriamente escravizado à sua identidade.

Existem outras maneiras de conhecer a vida além das identidades que assumimos para nossa sobrevivência no mundo.

Nossas identidades, como pertencer a uma determinada nação, a comunidade ou qualquer outra coisa, são coisas necessárias para nossa sobrevivência em uma determinada sociedade. Mas você não pode pensar além disso, porque você está funcionando apenas a partir do seu intelecto, e o intelecto tira seu sustento do Ahankara. Somente ao longo do eixo do Ahankara, o intelecto pode funcionar. O intelecto não pode transcender isso, porque essa é a sua natureza. Mas existem outras maneiras de conhecer a vida além das identidades que assumimos para nossa sobrevivência no mundo.

A Inteligência Cósmica

A quarta categoria da mente é chamada Chitta. Chitta é mente sem memória - inteligência pura. Essa inteligência é como a inteligência cósmica - está simplesmente lá. Tudo acontece por causa dela. Ela não funciona a partir de memória - ela simplesmente funciona. De certa forma, o que você chama de cosmos é uma mente viva, não no sentido do intelecto, mas no sentido de Chitta. Chitta é o último ponto da mente. Ela se conecta à base da criação dentro de você. Ela conecta você com sua consciência.

Chitta está sempre ligada - esteja você acordado ou dormindo. Seu intelecto liga e desliga. Muitas vezes ele falha, mesmo quando você está acordado. Se Chitta, ou a inteligência dentro de você, não estivesse sempre ligada, você não poderia permanecer vivo. Tente conduzir sua respiração com o intelecto - você ficará louco. Chitta está mantendo você vivo, mantendo você em movimento, fazendo a vida acontecer. Se você tocar essa dimensão da sua mente, que é o ponto de ligação com a consciência, você nem precisará desejar nada, você nem tem que sonhar com nada - a melhor coisa possível que pode acontecer com você, de qualquer maneira, acontecerá.

O Divino Escravizado

Quando as pessoas tocam essa dimensão da mente, isso é chamado, no yoga, de Ishwara Pranidhana. Isso significa que Deus se torna seu escravo - ele trabalha para você. Você sabe, os yogis dizem: “Shiva é meu servo. Ele faz tudo por mim”. De certa forma, caso contrário, eu não estaria aqui. Uma vez que você saiba como acessar conscientemente seu Chitta, tudo o que for necessário simplesmente acontecerá da melhor maneira possível. Se você segue seu intelecto, ou seu Buddhi, hoje você pensa, “é isso”, amanhã de manhã você pensa, “é aquilo” - assim continua sem parar.

Chitta é o último ponto da mente. Ele se conecta à base da criação dentro de você. Conecta você com sua consciência.

Uma vez que você saiba como manter seu Chitta ligado conscientemente, uma vez que o Divino é seu servo, quando alguém realmente eficiente estiver trabalhando para você, você não precisará fazer nada. Simplesmente sente-se; as melhores coisas acontecerão - coisas que você não poderia imaginar. As pessoas sempre pensam que, se seus sonhos se realizarem, sua vida será ótima. Eu acho que isso é uma vida muito pobre, porque você não pode sonhar com nada que não esteja de todo em sua experiência. Meu desejo e minha bênção para você são: coisas que você não poderia sonhar, coisas que você nunca pensou serem possíveis, devem acontecer com você. O que você não sonhou deve acontecer com você - é por isso que você não deve sonhar.

Em vez de ver como se aprofundar em si mesmo, você continua projetando ideias estúpidas no mundo. As pessoas pensam que é uma ótima coisa a fazer. Da última vez em que eu estive nos EUA, alguém me disse: “Sadhguru, como você manifesta tudo isso?”. Eu disse: “Eu não manifesto nada. Eu estou apenas brincando por aí. Eu tenho um parceiro muito eficiente [Shiva]. Eu simplesmente deixo para ele, e acontece”.

Chit Shakti é sobre tocar a dimensão da sua mente que é pura inteligência - intocada pela memória, intocada pela identificação. Está além de Ahankara, além de Buddhi, além do julgamento, além das divisões - está simplesmente lá, exatamente como a inteligência da existência que faz tudo acontecer. Se você acessar isso, não precisará se preocupar com o que acontece ou com o que não acontece. Acontecerá de uma maneira que você nunca imaginou ser possível.

Uma vez que você tiver acesso ao seu Chitta, ele também é um telescópio multiponto. Ele faz você ver coisas que ninguém mais pode ver - em todas as direções.

Uma vez que você tiver acesso ao seu Chitta, ele também é um telescópio multiponto. Ele faz você ver coisas que ninguém mais pode ver - em todas as direções. É a sua bola de cristal. É uma lupa que aproxima o núcleo mais profundo da vida para perto de você. Para todos os outros, está muito longe. Todo mundo pensa que o Divino está em algum lugar lá em cima. Onde exatamente? Ninguém sabe. Tudo o que sabem é, parece estar longe.

No momento em que você começa a olhar a vida através de seu Chitta, onde não há memória, onde não há subtância kármica e nem divisão. De repente, o Divino está ali, batendo na sua cara o tempo todo. Não tem como não perceber.

A ideia do Chit Shakti não é continuar pedindo coisas. A ideia é que, se os arranjos físicos da vida acontecerem com facilidade, você poderá dedicar mais tempo ao seu bem-estar espiritual. Seria estúpido se, apenas porque isso acontece com facilidade, primeiro você quer ser um milionário, depois quer ser um bilionário. A intenção principal é que sua vida física aconteça com mais facilidade, que não demore todo o seu tempo para lidar com ela, para que você tenha tempo para fechar os olhos e se sentar. Por favor, use-o para esse propósito.

Nota do editor: As meditações "Power to Createpara Paz, Amor, Saúde e Sucesso (também conhecido como “Chit Shakti”), estão disponíveis no Isha Download Store.

Uma versão deste artigo foi publicada originalmente no Isha Forest Flower, maio de 2015. Faça o Download em PDF  com base no “nomeie seu preço, sem mínimo” ou inscreva-se para a versão impressa.