Na ocasião de Gandhi Jayanti, Sadhguru analisa como cada um de nós pode ser um Mahatma.

Pergunta: Eu li os livros de grandes pessoas como Mahatma Gandhi e muitos outros. Estou inspirado e quero ser como eles. O que devo fazer para que eu seja diferente dos outros e não passe anônimo na sociedade?

Sadhguru: A própria aspiração à grandeza vem de uma mente muito mesquinha. É sempre uma mente muito comum que aspira a ser especial. Não é necessário aspirar à grandeza ou ser especial. Se você concentrar o foco e o âmbito de sua vida muito além das preocupações de quem você é, se tirar esse cálculo da sua vida, “E eu?”, você será, de qualquer forma, um grande ser humano. Quão grande e quão reconhecido você será na sociedade depende de suas capacidades. Você pode ser um grande homem em sua rua ou em casa, ou pode se tornar um grande homem em sua nação ou no mundo. Isso depende de uma variedade de situações. Uma coisa é a situação em que você está inserido. Talvez se um Mahatma Gandhi viesse hoje, ele não seria tão conhecido como era naquela época, porque havia uma certa situação acontecendo naquele momento. Na hora certa, o tipo certo de espírito veio e as coisas aconteceram. A grandeza aconteceu com ele, não porque ele estava tentando ser grande, mas porque sua maneira de ver a vida está muito além do "E eu?"

Apenas abandone este cálculo da sua cabeça: "E eu?" E funcione da melhor maneira possível. De alguma forma, você será grande. Você será um ser humano maravilhoso porque, depois de tirar o “E eu?”, você está olhando naturalmente para “O que posso fazer sobre toda a vida ao meu redor?” Uma vez que você olhe para isso, você aumentará naturalmente as suas capacidades, porque há muito a fazer! Não consigo entender como as pessoas na Índia afirmam estar desempregadas quando ainda há muito o que fazer neste país. Você está preocupado demais com “E eu?” Você só está apenas disposto a fazer um certo tipo de trabalho e está trabalhando apenas para atender a certos tipos de necessidades; assim, pensa que está desempregado. Fora disso, há muito o que fazer neste país. Como você pode estar desempregado?

É sempre uma mente muito pequena que aspira a ser especial.

Tire esse cálculo e funcione ao máximo de sua habilidade. O que tem que acontecer vai acontecer. As pessoas podem ou não chamá-lo de Mahatma, isso não importa. Você viverá como um Mahatma, você é um Mahatma. Mahatma significa que você é um grande pedaço de vida. Você é uma grande parte da vida no momento em que tira esse cálculo da sua mente. Então, onde quer que você esteja, você brilhará.

Nota do editor: este artigo é um trecho do livro "Ambition to Vision,", que oferece os primeiros passos tangíveis em direção ao plano de ação final - para entender todos os aspectos de nossa criação e existência e nos tornar do jeito que queremos.

Download Ambition to Vision

Cortesia de Imagem: Making Mahatma by swblogs