Sadhguru explica como o Dia das Mães é um tempo para ser grato e apreciar não apenas nossas mães, mas todos os aspectos da criação, porque se você olhar de perto, não há uma coisa na criação sem a qual possamos existir.

 

Sadhguru: No corpo que você carrega agora, o que saiu do útero de sua mãe dificilmente está lá - quase desapareceu. Hoje, seja qual for o número de quilos que você carrega, é tudo da mãe terra. Eu não estou tentando depreciar a mãe genética ou biológica, é apenas que se você é um buscador espiritual, é extremamente importante que você tenha a perspectiva correta de tudo. Se você exagerar as coisas em sua mente ou em sua emoção, você vai se apontar em direções erradas e desperdiçar uma enorme quantidade de tempo e vida. Porque se você ama alguém, você exagera. Se você odeia alguém, você exagera. Se você gosta de alguém, exagera, se não gosta de alguém, exagera. Exagero significa, inconscientemente ou intencionalmente, que você está se desviando da verdade. Desviar da verdade significa que você está trabalhando contra si mesmo. Aquele que trabalha contra si mesmo não precisa de um inimigo. Isso é chamado de auto-ajuda! Essa é a beleza da sua vida - você é completamente auto-suficiente.

Todos os dias da sua vida, você deve apreciar todas as coisas e todas as pessoas que estão contribuindo para tornar sua vida o que é hoje.

Portanto, somos gratos e agradecemos a ambos - nossas mães biológicas e à mãe terra. Estamos aqui por causa dessa mãe e daquela mãe. Todos os dias da sua vida, você deve apreciar todas as coisas e todas as pessoas que estão contribuindo para tornar sua vida o que é hoje. Tudo o que é necessário para o seu bem-estar está apenas sendo cuidado pelo criador. Cada momento, cada passo que você dá, o planeta não está cedendo e nem acabando. Cada respiração que você toma, o ar não está escapando da atmosfera e negando você. Todos essas milhões de forças maternais ou paternais estão trabalhando em todos os momentos da sua vida. Você não pediu e você não está pagando uma conta pra ter tudo isso. Simplesmente tudo é fornecido. Então, para tudo o que a natureza e as pessoas ao seu redor estão fornecendo, você não deveria se curvar em absoluta gratidão? Porque você é incapaz de conduzir sua vida sem que todas essas forças cooperem com você, sem que você as tenha pedido.

Se você olhar de perto o suficiente, não há uma coisa na criação sem a qual você possa existir. Então eu quero que você olhe para tudo como se fosse uma mãe.

Se você não aprecia isto, se você perdeu completamente a sua consciência, é porque você está muito ocupado com algum lixo que está acontecendo em sua cabeça. Essa é a única razão pela qual qualquer um pode perder tudo isso. Algo que está acontecendo na sua cabeça é importante porque você pensa demais em si mesmo.

Se você olhar de perto o suficiente, não há uma coisa na criação sem a qual você possa existir. Então eu quero que você olhe para tudo como se fosse um mãe. Hoje é o dia da mãe das árvores, amanhã é o dia da mãe da montanha, o dia seguinte é o dia da sua mãe biológica. A razão pela qual esses dias foram fixados é porque, caso contrário, as pessoas nunca pensarão em sua mãe. Culturas se tornaram assim. Mas se você é um pouco mais consciente, se você se lembra e olha para isto, “Oh, estas árvores estão me dando oxigênio. Eles estão me apoiando a cada momento ”. Se você reconhecer isso com tudo, em todos os lugares em que andar, você se tornará consciente.

 

Nota do Editor: Faça o download do aplicativo Mystic Quotes app  para receber as citações do Sadhguru, todos os dias, no horário que você preferir.