P: Eu vejo acontecendo à nossa volta que, à medida que envelhecemos, a depressão se torna uma emoção natural dentro de todos nós e prejudica muito os seres humanos. Como nos ajustamos a essa situação que é inevitável e acontece o tempo todo?

Sadhguru: Uma vez que você declara que a depressão é um processo natural, não há saída. Quando você era criança, ser alegre era natural para você. Portanto, não declare que a depressão é natural. Depressão significa que você é incapaz de manter a exuberância da vida em você. Acontece até mesmo em seu corpo. Se você está deprimido, até o corpo físico fica destroçado. A vida dentro de você passa a não ser exuberante - ela simplesmente diminui e perde sua exuberância, porque você não está fazendo a coisa certa com ela. Você está impondo muitas coisas absurdas vindas de fora para sua dimensão interior. Você não fez nada para manter sua energia vital elevada.

A Fonte da Depressão

Depressão é um tipo de agonia. Se você se tornou agonia e não êxtase, é porque uma grande parte de sua energia vital está se expressando compulsivamente, não conscientemente. Está acontecendo como uma reação a situações externas. Uma vez que você está se expressando compulsivamente, tornar-se deprimido é muito normal, porque situações externas nunca estarão cem por cento sob seu controle. Há tantas coisas acontecendo no mundo; se você reage compulsivamente, se perder e se tornar infeliz é natural. Quanto mais exposto você estiver à vida, mais infeliz você se tornará.

 Depressão significa que você é incapaz de manter a exuberância da vida em você.

Quando as pessoas são incapazes de lidar com a vida em sua dimensão externa, elas tentam limitar sua vida e se recuar. Mas até isso fica fora de controle, não é? Há uma parte de você que está constantemente buscando expansão - você quer aumentar constantemente os limites e áreas de sua atividade. Há uma outra parte de você que está ficando deprimida toda vez que algo não acontece do jeito que você acha que deveria ser. Ficar deprimido está relacionado com o não cumprimento de suas expectativas.

Se o mercado de ações ficar deprimido hoje, muitas pessoas ficarão deprimidas. Muitas delas podem nunca ter tocado nesse dinheiro, mas todos os dias elas assistem aos gráficos subindo e seus humores ficam em ascensão. Agora elas vêem o gráfico caindo, então o humor delas cai também. O que elas esperavam que acontecesse não aconteceu.

Trabalhando o Interior

As pessoas podem deprimir seu próprio humor de muitas maneiras. Se você retira o que elas acham que é precioso, elas ficam deprimidas. A tragédia de muitas pessoas, especialmente em sociedades ricas, é que elas têm tudo e ainda assim não têm nada. Depressão significa que, em algum lugar, uma certa falta de esperança se instalou. Se você for para uma aldeia muito pobre na Índia, você verá rostos alegres, porque elas têm esperança de que será melhor amanhã. Nas sociedades ricas, essa esperança se foi. A depressão se instalou, porque tudo que pode ser feito externamente já foi providenciado. Há comida, há moradia, há roupa, há tudo, mas ainda há algo errado. Elas simplesmente não sabem o quê.

Um homem pobre pode pensar: “Amanhã, se eu conseguir um novo par de sapatos tudo ficará bem.” Se ele os conseguir, ele vai andar como um rei, com grande alegria em seu rosto, porque ele tem esperança; ainda que o exterior não esteja equilibrado. Nas sociedades ricas, o exterior é suprido, mas o interior não, portanto há desesperança e depressão.

Da mesma maneira que trabalhamos o exterior, também precisamos trabalhar o interior. Dessa forma o mundo ficará lindo. O que chamamos de processo espiritual é exatamente isso - não apenas olhar para o aspecto objetivo de sua vida, mas cuidar da subjetividade de quem você é. Se isso não for resolvido, você terá tudo e não terá nada.

Nota do editor: Este é um trecho do livro 2-em-1 de Sadhguru, “Emotion: The Juice of Life & Relationships: Bond or Bondage”, disponível no Flipkart ou Amazon.