Como Estar Sincronizado com Tudo

Sadhguru analisa como aproveitar ao máximo seu tempo, energia e experiência de vida. Unidade e interconexão da existência não são apenas conceitos filosóficos. Com um exemplo aritmético, Sadhguru ilustra surpreendentes paralelos no design entre o minúsculo (neste exemplo, sua respiração) e o maior (o comprimento da linha do equador). Ele explica como você pode, gradualmente e naturalmente, sincronizar sua respiração com a existência e melhorar sua qualidade e experiência de vida.
sadhguru wisdom article | how to be in sync with everything
 

O Tempo Está Passando

Sadhguru: Isso é algo que você pode não querer que eu diga, mas, a cada momento da sua vida, você está ficando um pouco mais perto da morte. Nós o abençoaremos com uma vida longa, mas a morte está se aproximando a cada dia, a cada minuto. As duas dimensões mais significativas da nossa vida são o tempo e a energia.   

Se você administra bem suas energias, por causa do aprimoramento da energia, em sua experiência, o tempo também será aprimorado. Se a sua experiência de vida se tornar doce, quanto mais doce se tornar, mais rápido o tempo parece estar se passando. Você acorda de manhã e, antes de se dar conta, o dia acabou - isso significa que você está indo bem. Se o tempo pesar sobre você, se ele não passar, significa que você está indo muito mal. É importante que você entenda como o tempo se comporta dentro de seu corpo, ou como você experiencia o tempo enquanto ser humano, neste momento, neste planeta.

 

A Sincronicidade Humano-Terra

...se você estiver respirando aproximadamente 15 vezes por minuto, estará exatamente em sincronia com a revolução da Terra. Se o seu batimento cardíaco está na faixa de 70 a 72, então o seu coração também está em sincronia com a respiração, e a respiração está em sincronia com as revoluções da Terra.

Muitas dimensões do seu corpo estão em sincronia com os aspectos fundamentais da criação do tempo neste planeta. A sensação mais fundamental do tempo é, claro, o planeta está girando em torno do Sol - isso é um ano. A Lua está girando em volta da Terra - isso é um mês. Mas nossa sensação mais fundamental do tempo vem das revoluções do planeta. Ele gira uma vez e nós chamamos de um dia. 

O comprimento do equador é de 21,600 milhas náuticas. Essas 21,600 milhas náuticas somam o número de respirações que você tem em um dia. Se você dividir isso por 1440, que é o número de minutos que você tem por dia, você terá 15. Isso significa que se você estiver respirando aproximadamente 15 vezes por minuto, estará exatamente em sincronia com a revolução da Terra. Se o seu batimento cardíaco está na faixa de 70 a 72, então o seu coração também está em sincronia com a respiração, e a respiração está em sincronia com as revoluções da Terra. Esta é uma maneira simples de trazer uma sensação de absoluta harmonia no sistema físico. Se você fizer isso, a compulsividade do corpo desaparecerá.

Compulsividade ou Consciência? A Escolha é Sua.

Muitas pessoas passam a vida inteira cuidando das compulsões do corpo - o que comer, onde dormir, com quem dormir. Isso é apenas atender às compulsões do corpo. A natureza compulsiva do corpo está lá; você não pode negar, mas quanto tempo e energia você quer dedicar a esta dimensão de sua vida? Eu quero que você olhe para isso com uma sensação de abertura. Não estou interessado em tornar qualquer aspecto da sua vida feio ou sem sentido, mas o problema é que, a cada momento da sua vida, você está se aproximando da sua morte. 

A vida é uma quantidade limitada de tempo. Por esta razão, é importante abordar esta questão, quanto tempo e energia em sua vida é dedicado a satisfazer suas compulsões físicas e psicológicas. Se você tentar reduzir as compulsões de seu corpo e mente sem estar em sincronia com as forças básicas da natureza, então parece que você está sacrificando ou renunciando a tudo. Isto não é Sanyas. 

Vivendo para a Vida, Não para o Corpo e a Mente

...você está para a vida que você é - não para o corpo que você acumulou, não para a mente que você acumulou.

Sanyas significa escolher conscientemente manter o tempo que você gasta com as compulsões do corpo ao mínimo. Isso vem de uma certa dimensão da inteligência. Isso não é renúncia, sacrifício ou desistir da vida - isso é absolutamente pró-vida. Por que você está para a vida que você é - não para o corpo que você acumulou, não para a mente que você acumulou. Você não vai se tornar um sanyasi amanhã, e eu não quero que você o faça. Mas organizar sua vida um pouco melhor, sincronizando sua vida com os ciclos naturais da vida ao seu redor, sincronizando sua vida com o próprio planeta, que criou essa vida do jeito que é, é importante.

Para você chegar a um certo estado de equanimidade, para você viver com algum sentido de harmonia interior, para que você esteja em absoluta harmonia com todos os elementos com os quais você está vivendo - como água, ar, comida, fogo, calor, e é claro, energia vital, ensinamos práticas yogis. Mas com a assim chamada educação, as pessoas entraram nessa loucura de “O que eu vou ganhar?” As pessoas pensam que a vida é sobre conseguir algo.

 

Competição versus Competência

Competição significa que você perderá toda a sensação de harmonia dentro de você, porque não há nenhuma sensação de nada sobre você - é sempre sobre como alguém está fazendo, comparado a você. 

Quando você faz da vida uma mera transação, então estar em harmonia não acontece, porque desde a infância, desde o jardim de infância, você foi orientado a ser competitivo. Estar em competição significa que você não tem noção da sua própria competência. Talvez você pudesse voar, mas está feliz por estar caminhando um passo à frente de outra pessoa. Que tragédia! Competição significa que você perderá toda a sensação de harmonia dentro de você, porque não há nenhuma sensação de nada sobre você - é sempre sobre como alguém está fazendo, comparado a você.

Desfrutar dos fracassos de outras pessoas é doença. Mas desde o jardim de infância, você foi treinado para acreditar que deve ser o número um. Eu não sei porque todo mundo está aspirando ser o menor número. Pelo menos você poderia atualizar-se para um zero. Se você está sempre em um modo de transações na vida, se é "O que você vai ganhar?" o tempo todo, isso não permitirá que você esteja em sincronia com os elementos naturais que fazem você.

Ganância versus Tranquilidade

Se você não está em sincronia, sua competência, seu gênio, sua inteligência nunca encontrará expressão plena. Não pode, simplesmente, porque você nunca está tranquilo. Se você não estiver tranquilo, não encontrará expressão plena de nada. Para estar em harmonia com tudo ao seu redor, psicologicamente, há apenas uma coisa que você tem que fazer: Você deve remover apenas um pensamento em sua mente - o resto das tolices podem continuar. Apenas um pensamento - "O que eu vou ganhar?". Se você tirar este único pensamento, então você verá que naturalmente estará em sincronia com tudo ao seu redor.

Às vezes, você faz isso. Não houve preocupação sobre o que você ganharia; você estava absolutamente em sintonia com tudo. No momento em que “O que eu vou ganhar?” aparece, as transações começam. Quando as transações acontecem, estamos apenas tentando ser melhores do que os outros. Não estamos mais tentando ser nós mesmos. No momento em que eu quero ser melhor que você, não posso ser eu mesmo. Eu farei um pouco mais de coisas estúpidas do que você, porque eu estou competindo. Isto é como estou vendo o mundo de hoje, por causa do tipo de comida que você come, o tipo de ar que você respira e o tipo de água que você bebe. 

Veneno Paralisante

Estamos pulverizando veneno nos alimentos que comemos, colocando veneno na água que bebemos e achamos que encontramos uma ciência maravilhosa. Isso não é ciência, isso é um absurdo besta. Infelizmente, nós fizemos uma ciência a partir da insensatez. Neste planeta, para toda a vida - de um organismo unicelular à forma mais complexa, que é você - fundamentalmente, a construção básica é a mesma. Se algo envenena uma bactéria, ela também te envenena. Talvez a dose não seja forte o suficiente para matar você - ainda, mas ainda é veneno. Esses venenos estão paralisando você. Eu não estou falando apenas de saúde física - você quer que esta vida floresça em sua plena possibilidade.

Você quer que esta vida encontre liberdade de tudo. Como isso é possível quando você está envenenado? Se você vivesse em condições naturais imaculadas, a quantidade de práticas, a quantidade de esforço consciente que você teria que fazer seria muito menor. Mas agora estamos vivendo nesse tipo de condições. Por causa disso, ser consciente e fazer as coisas necessárias para estar em sincronia com tudo ao seu redor, torna-se ainda mais importante.

Sincronizando Respiração e Batimentos Cardíacos

Se sua respiração se torna entre onze e doze, em vez de quinze, você conhecerá a linguagem de todas as criaturas neste planeta, dos pássaros e dos animais. Se a sua respiração diminuir para nove, você conhecerá a própria linguagem da Mãe Terra.

Como estar em sincronia? Aqui está uma coisa simples que você pode fazer: Se você não pode fazer isso o tempo todo, talvez uma vez a cada hora, ou pelo menos a cada duas horas. Não importa o quão ocupado você esteja, você pode tirar um minuto. Vá sentar em algum lugar e certifique-se de que sua respiração esteja sincronizada - aproximadamente quinze respirações por minuto. Tente mantê-la assim o tempo todo. Você vai ver, gradualmente, seu batimento cardíaco também irá sincronizar com todo o resto. Isso é muito importante para você viver como um ser humano normal.

Se você quer ser um yogi, você tem que diminuir o número de respirações, mas você não pode fazer isso à força. Você tem que aumentar sua capacidade pulmonar de tal maneira, você tem que trazer seu corpo para tal nível de relaxamento, que se tornará mais lento por si só, naturalmente. Na cultura yogi há uma expressão colorida, que não deve ser tomada literalmente, mas é verdadeira em um sentido geral: Se sua respiração se torna entre onze e doze, em vez de quinze, você conhecerá a linguagem de todas as criaturas neste planeta, dos pássaros e dos animais. Se a sua respiração diminuir para nove, você conhecerá a própria linguagem da Mãe Terra.

Tornar-se Sensitivo Significa Tornar-se Sensato

Se a sua respiração se tornar de seis a sete por minuto, você saberá tudo o que vale a pena saber - simplesmente porque toda a interferência desnecessária que você está criando em seu corpo e em sua mente se foi.

O departamento de meteorologia, por exemplo, está tentando ler o que a Mãe Terra está dizendo de alguma forma. Nesse sentido, e em um sentido mais profundo do que isso, você poderia saber o que a Mãe Terra está dizendo se a sua respiração naturalmente se tornar em torno de oito a nove por minuto. Se a sua respiração se tornar de seis a sete por minuto, você saberá tudo o que vale a pena saber - simplesmente porque toda a interferência desnecessária que você está criando em seu corpo e em sua mente se foi. Tudo está absolutamente claro para você da maneira que é. Porque, neurologicamente, você é a criatura mais evoluída deste planeta. 

Como um Homo sapiens, como ser humano, você tem o mais alto nível de desenvolvimento neurológico. Isso significa que um ser humano é a vida mais sensitiva do planeta. Sensitivo significa que você é capaz de sentir tudo o que está ao seu redor. Sensitivo não significa que, para tudo você vai se machucar. Sensitivo significa que você é capaz de sentir tudo o que existe para ser sentido. Se você é sensitivo, naturalmente se comportará de maneira sensata. Se você é sensitivo a todos ao seu redor, você naturalmente se comporta de maneira sensata. Ninguém tem que lhe ensinar moral, ética, ideias, espiritualidade ou escrituras.

Como As Kriyas do Yoga Ajudam

Faça pelo menos isso: tente sincronizar a respiração com o movimento natural deste planeta. Se você fizer isso, você se tornará um ser humano muito mais sensitivo e sensato.

Mesmo que você não conheça a língua do planeta, ou das criaturas, pelo menos torne-se uma criatura sensata. Se você fizer práticas como Shakti Chalana Kriya e Surya Kriya [práticas oferecidas pelo Isha Yoga Center], diariamente, isso acontecerá naturalmente. Faça pelo menos isso: tente sincronizar a respiração com o movimento natural deste planeta. Se você fizer isso, você se tornará um ser humano muito mais sensitivo e sensato. Muito mais seres humanos sensatos no planeta não são apenas bem-vindos, mas muito necessários.

 

Nota do Editor: Uma versão deste artigo foi publicada originalmente na revista Forest Flower, em julho de 2019.

 
 
 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1