A respiração, Passagem Para a Libertação

Sadhguru examina o processo da respiração e como ele pode ser usado como um portal para maiores possibilidades.
The Breath, Passage to Liberation
 

Sadhguru: À medida que a consciência ganha a precisão ou a agudeza necessária, uma das primeiras coisas que uma pessoa naturalmente percebe é a respiração. Sendo a respiração uma ação mecânica constante e contínua no corpo, é verdadeiramente surpreendente como é que a maioria dos seres humanos vive sem ter consciência disso. Mas uma vez que a respiração entra em sua consciência, ela se torna um processo incrível. Não é de admirar que a observação da respiração seja provavelmente a forma mais praticada de meditação hoje em dia. É tão básico e simples, mas é tão fácil e natural que não precisa de preparação.

Se você se tornar um pouco mais perceptivo, a respiração naturalmente entrará em sua consciência. Eu tinha seis ou sete anos quando comecei a apreciar a respiração. Apenas observando o movimento constante e rítmico do meu pequeno peito e de minha barriga, eu me mantinha interessado e ocupado por horas. Foi só muito mais tarde que a ideia de meditação entrou na minha vida. Mas, se você está minimamente consciente, você não pode ignorar o ritmo simples da respiração que está acontecendo infinitamente.

Apenas observando o movimento constante e rítmico do meu pequeno peito e de minha barriga, eu me mantinha interessado e ocupado por horas.

A maioria das pessoas percebe a respiração apenas quando o corpo entra em espasmo brônquico ou em respiração excessiva. Elas estão perdendo a respiração normal, simplesmente, porque elas têm um sério problema de atenção. Hoje em dia, as pessoas estão levando suas deficiências de atenção como uma qualificação.

Trazendo Atenção Para Sua Vida

Trazer atenção para a sua vida e, particularmente, para a vida de nossos filhos é muito importante. Em última análise, seja espiritual ou material, o mundo só se entrega a você na medida em que você está disposto a prestar atenção nele.

A respiração é um processo tão mecânico. De maneira mínima, o corpo está passando por um espasmo a cada momento que você inala e expira. Como você pode deixar isso passar? A menos que você esteja completamente perdido em sua estrutura psicológica.

Concentrar-se na respiração é uma tentativa forçada de fazer isso. Mas também é uma maneira de tornar você consciente. O importante é não focar na respiração, mas elevar a intensidade da sua consciência de tal maneira que você esteja naturalmente consciente da sua respiração. A respiração é um processo mecânico. De maneira mínima, o corpo está passando por um espasmo a cada momento que você inala e exala. Como você pode deixar isso passar? A menos que você esteja completamente perdido em sua estrutura psicológica. A menos que você esteja totalmente perdido em seus próprios pensamentos e emoções. Se você simplesmente se sentar, não há como perder o processo da respiração. Incluir algo em sua consciência não é um ato. Não há esforço envolvido nisso.

Quando ensinamos um determinado processo, podemos pedir às pessoas que se concentrem na respiração, porque o nível necessário de consciência não está presente. Caso contrário, se você simplesmente se senta, não há como você não estar consciente da respiração, a menos que esteja perdido em pensamentos. Portanto, não se perca em seus próprios pensamentos - não é de muita importância, pois vem de uma possibilidade muito limitada de informação. Se você ficar com ela, a respiração pode se tornar um acesso a uma possibilidade maior. Neste momento, o processo de respiração em si pode não estar na consciência da maioria das pessoas. Elas só podem estar conscientes das sensações causadas pelo movimento do ar em suas narinas ou em seus pulmões.

Se você simplesmente se senta ou se deita, permanecendo quieto em todos os aspectos, a respiração se tornará um processo tão grande e estará presente o tempo todo. É incrível como tantas pessoas podem viver sem perceber, sem estarem conscientes disso a cada momento de sua vida. Ficar focado na respiração é uma maneira de chegar lá. Aqueles que são iniciados em Shoonya podem descobrir que se você simplesmente se sentar sem fazer nada, de repente, a respiração parece estar acontecendo de uma maneira muito presente. A respiração é realmente uma coisa muito grande, talvez você não perceba até o dia em que a perca.

 

 

Você pode ter ouvido o canto do Bhaja Govindam chant, onde diz: Nischala tatvam, jeevan mukti. O quê isto significa é que, se há uma atenção inabalável em relação a algo, não importa o que seja, então a libertação, a possibilidade de liberdade não pode ser negada a você. Em outras palavras, o problema essencial dos seres humanos é a falta de atenção. Com agudeza e intensidade na atenção, você pode abrir praticamente qualquer porta neste universo. Tudo depende de quão aguda e intensa sua atenção é e quanta energia há por trás de sua atenção. Neste contexto, a respiração é um belo instrumento, porque está constantemente ligada enquanto estamos vivos. A respiração está lá o tempo todo. Você só precisa estar consciente.

Nota do editor: Sadhguru oferece Isha Kriya, uma meditação guiada gratuita online que ajuda a trazer saúde e bem-estar. A prática diária desse processo simples, porém eficaz, de 12 minutos, pode transformar a vida de uma pessoa. Isha Kriya está disponível gratuitamente no aplicativo Sadhguru. Baixe o aplicativo "Sadhguru" agora!

 

 

 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1