Sadhguru: Para a maioria das pessoas, a qualidade dos relacionamentos que elas mantêm em suas vidas decide, em grande parte, a própria qualidade de vida que elas vivem. Quando isso está desempenhando um papel tão importante em sua vida, precisa ser analisado. Qual é a base de um relacionamento? Por que os seres humanos precisam de um relacionamento? Os relacionamentos são formados em diferentes níveis; existem vários tipos de relacionamentos para satisfazer diferentes tipos de necessidades. As necessidades podem ser físicas, psicológicas, emocionais, sociais, financeiras ou políticas — podem ser de todos os tipos.

Esse pedaço de vida é uma entidade completa por si mesma. Por que ela está se sentindo incompleta? Por que ela está tentando se completar fazendo uma parceria com outro pedaço de vida?

Qualquer que seja a natureza do relacionamento, qualquer quer seja o tipo de relacionamento, ainda assim, o aspecto fundamental é que você sente uma necessidade de preenchimento. "Não, eu não tenho nada a ganhar, eu quero dar". Dar é também uma necessidade tanto quanto receber. "Eu tenho que dar algo para alguém" — isso também é uma necessidade tanto quanto "eu tenho que receber algo". Existe uma necessidade. As necessidades podem ser diversas, consequentemente, os relacionamentos podem ser diversos.

As necessidades dentro do ser humano têm crescido porque existe um certo senso de incompletude e as pessoas estão formando relacionamentos para experienciar um certo senso de completude dentro si mesmas. Quando você tem um bom relacionamento com alguém que você gosta, você se sente completo. Quando você não tem isso, você se sente incompleto. Por que é assim? Esse pedaço de vida é uma entidade completa por si mesma. Por que ela está se sentindo incompleta? Por que ela está tentando se completar fazendo uma parceria com outro pedaço de vida? A razão fundamental é que não exploramos esta vida em toda sua profundidade e dimensão. Embora essa seja a base, existe um processo complexo de relacionamentos.

A origem das expectativas

Onde existe um relacionamento, existe uma expectativa. As expectativas que a maioria das pessoas estão criando são tais, que não tem nenhum ser humano no planeta que poderia jamais satisfazer estas expectativas. Especialmente em um relacionamento entre homem e mulher, as expectativas são tantas que mesmo que você se case com um deus ou uma deusa, eles irão falhar com você. Quando você é incapaz de compreender as expectativas ou a origem das expectativas, você não consegue satisfazer as expectativas. Mas se você entender qual é a origem dessas expectativas, poderá formar uma parceria muito bonita. 

Se você é feliz por sua própria natureza, os relacionamentos se tornarão meios para você expressar sua felicidade, não para buscar felicidade.

Fundamentalmente, por que você procurou um relacionamento? Porque você descobriu que, sem qualquer tipo de relacionamento em sua vida, você ficaria deprimido. Você está buscando um relacionamento porque deseja ser feliz, deseja ser alegre. Ou, em outras palavras, você está tentando usar a outra pessoa como a fonte de sua felicidade. Se você é feliz por sua própria natureza, os relacionamentos se tornarão meios para você expressar sua felicidade, não para buscar felicidade. Se você está tentando espremer felicidade de alguém e essa pessoa está tentando espremer felicidade de você, o relacionamento será doloroso depois de algum tempo. Inicialmente, pode estar tudo bem, porque algo está sendo preenchido, mas se você está formando relacionamentos porque deseja expressar sua felicidade, ninguém vai reclamar de você, porque você está no processo de expressar sua alegria, e não buscando alegria a partir da outra pessoa. 

Se sua vida se tornar uma expressão de sua alegria, não uma busca pela felicidade, então, os relacionamentos serão naturalmente maravilhosos. Você pode manter um milhão de relacionamentos e, ainda assim, mantê-los bem. Todo esse circo de tentar satisfazer as expectativas de outra pessoa não surgirá, porque, se você é uma expressão da alegria, de qualquer maneira, eles vão querer estar com você. Mudar sua vida da "busca da felicidade" para uma "expressão de alegria" é o que precisa acontecer se os relacionamentos tiverem que realmente funcionar em todos os níveis, porque eles são de muitos tipos.

 

Muitos tipos de relacionamentos

Seu corpo agora é feito de tal maneira que ainda está em uma condição em que precisa de um relacionamento. Sua mente é feita de tal maneira que ainda precisa de um relacionamento. Suas emoções estão de tal maneira que ainda precisam de um relacionamento. E, em um nível mais profundo, suas próprias energias são feitas de tal maneira que você ainda precisa de um relacionamento também nesse nível. Se o seu corpo vai em busca de um relacionamento, nós chamamos isso de sexualidade. Se sua mente vai em busca de relacionamentos, nós chamamos isso de companheirismo. Se sua emoção vai em busca de relacionamentos, nós chamamos isso de amor. Se suas energias vão em busca de um relacionamento, nós chamamos isso de yoga.

Uma vez que não haja compulsão dentro de você, e tudo o que você fizer se tornar consciente, os relacionamentos se tornarão uma verdadeira bênção, não mais um desejo ou uma dificuldade.

Você verá que, com todos esses esforços, seja sexualidade, companheirismo, amor ou yoga, você está tentando se tornar "um" com outra coisa, porque, de alguma forma, ser quem você é, agora não é suficiente. Como você pode se tornar "um" com outra pessoa? Fisicamente, você já tentou. Parece que você está conseguindo, mas você sabe que vai fracassar. Mentalmente, você já tentou; por muitas vezes pensou que realmente estava lá, mas sabe que duas mentes nunca são uma. Emocionalmente, você achou que realmente conseguiu, mas as divergências surgem com muita facilidade.

Qual é a maneira de suprir esse desejo de se tornar "um" com algo? Existem muitas maneiras de ver isso. Você deve ter notado isso em algum momento de sua vida; suponha que você esteja muito alegre ou amoroso ou em êxtase e suas energias de vida estejam muito exuberantes, você sente um certo senso de extensão. Esta extensão, o que significa? Em primeiro lugar, o que é isso que você chama de "eu"? Qual é o embasamento para você saber: "Isso sou eu e isso não sou eu"? A sensação, não é mesmo? O que quer que esteja dentro dos limites de sua sensação é você. Tudo o que está fora das limitações dessa sensação é "o outro" e "o outro" é sempre o inferno. Você não quer experienciar esse inferno, porém você quer experienciar pelo menos uma pequena parte de humanidade como uma parte de si mesmo. Esse desejo de incluir alguém, ou o outro, como parte de sua vida é o que chamamos de "relacionamento". Se você incluir o outro, o inferno pode virar o seu paraíso. Experienciar esse céu, ter aquele pedaço do céu em sua vida é o que gera o desespero de ter um relacionamento.

Qualquer que seja o desejo por trás de qualquer relacionamento, mesmo que você tente por meio do corpo, da mente ou da emoção, você só vai desejar; você nunca vai conhecer aquela unicidade. Você conhecerá momentos de unicidade, mas isso nunca realmente acontecerá. Se você experienciar toda essa vida ao seu redor como uma parte de si mesmo — yoga é o meio para experienciar essa unicidade — a maneira como você existe aqui será muito diferente. Quando isso acontecer, o relacionamento se tornará somente uma forma de olhar para a necessidade do outro e não para a sua própria, porque você não terá mais necessidade própria. Uma vez que não haja compulsão dentro de você, e tudo o que você fizer se tornar consciente, os relacionamentos se tornarão uma verdadeira bênção, não mais um desejo ou uma dificuldade. 

Nota do Editor: Quando você quer saber como lidar com relacionamentos, aonde você vai? Três milhões de pessoas encontraram soluções para seus problemas de relacionamento neste vídeo de Sadhguru!

Foto por Eric Ward no Unsplash