Quebrando suas Barreiras de Rigidez

Sadhguru observa como, em muitos níveis, cultivamos a rigidez e o que cria uma barreira que não nos permite florescermos.
Breaking Your Barriers of Rigidity
 

P: Os ensinamentos e práticas que você está ensinando me ajudarão a quebrar minha rigidez e a florescer?

Sadhguru: Fico feliz que você entenda que é sua rigidez que impede sua floração. Você pode tornar-se rígido em muitas dimensões. Durante a prática de Yogasanas, você percebe o quão rígido você está fisicamente. É preciso um pouco mais de consciência para você conhecer a rigidez em sua mente e emoções. Alguém que é muito rígido em seus pensamentos e emoções acredita que é perfeito, porque não permite que haja espaço para qualquer outro modo de olhar, pensar ou sentir. Quando você conhece esse tipo de ser humano, você acha que ele é um cabeça dura, mas ele acha que é perfeito. Da mesma forma, pode haver rigidez em sua energia. Para alguém cuja energia é muito fluida, a energia começará a se mover e a se transformar no primeiro dia de prática do kriya mais simples. Enquanto, para outra pessoa, mesmo depois de praticar por um longo tempo, nada parece acontecer. Isso simplesmente depende de quão maleáveis são as energias. A rigidez em todas essas dimensões não é realmente separada; elas estão interligadas. A rigidez em uma dimensão se manifesta nas outras.

O caminho é muito simples, mas porque você está lá, torna-se extremamente complicado. Nada se move dentro de você.

No caminho de Patanjali, o yoga é um sistema em que não importa o tipo de tolo que você é, qual o nível de inconsciência em que você está, ou que tipo de laços kármicos você possui, ainda assim existe um caminho para você. Se você está disposto a pelo menos dobrar seu corpo, você já quebrou um karma. Se sua testa toca seu joelho, você quebrou um karma físico. Isto não é uma piada. É uma conquista para uma pessoa que nunca fez isso antes. Esta simples limitação aumentaria com a passagem do tempo. Mesmo a pequena flexibilidade que hoje existe em você se tornará menor à medida em que o tempo passa. Um dia acontecerá de você ficar totalmente rígido, tanto física como mentalmente.

Olhe para a sua própria vida e veja quão flexível você era aos 10 ou 11 anos - tanto física como mentalmente. Com a idade de 20 anos, sua flexibilidade é consideravelmente menor, e com a idade de 30 anos, a maior parte já se foi. Não apenas fisicamente, mas a rigidez mental também se estabelece de forma muito severa. A vida é apenas uma regressão para a maioria das pessoas. Elas não estão crescendo; estão indo para trás. Elas não cultivam nem os poucos recursos com os quais já vêm. Toda vantagem que vem para a maioria das pessoas acaba por se tornar uma maldição. Dinheiro, influência, conforto e inteligência vêm como bênçãos, mas tornam-se maldições para a maioria das pessoas. Você não está usando sua inteligência para alcançar o pico de sua consciência ou tornar-se pacífico e amoroso. Você está usando sua inteligência para enlouquecer. Qualquer um que vá contra a vida, qualquer um que vá contra o que é a fonte da vida, é simplesmente estúpido.

Você Está a Favor ou Contra o Criador?

Em cada momento da sua vida, se você apenas observa se você está a favor do Criador ou contra o Criador, tudo será resolvido. Sua mente será resolvida se você fizer esse sadhana (prática espiritual). Mas precisa de diligência. Caso contrário, não vai acontecer. A cada momento e cada respiração, apenas veja. Se você tem a diligência de ver, isso é suficiente para você. Isso irá esclarecer sua mente totalmente. Amanhã você estará pronto para o samadhi.

Na verdade, é muito simples, mas se torna extremamente complicado por causa da personalidade da pessoa. As complexidades que encontramos no caminho espiritual não são complicadas por causa do caminho. Elas estão lá apenas por causa da bagunça que é a sua mente. O caminho é muito simples, mas porque você está lá, torna-se extremamente complicado. Nada se move dentro de você. Você se torna rígido, como se o rigor mortis estivesse ali inserido. Você precisa da Graça do Mestre para aliviar a loucura de sua mente. Se você permitir isso, então o caminho é muito simples, pois o caminho é o destino

 

Se você simplesmente se sentar, todo o seu ser pulsará com a existência. Não há outra maneira de ser, a menos que você faça um esforço para ser de outra maneira. Como você pode estar tão longe da existência na qual você vive? Como isso é possível? Isso o envolve em todos os sentidos, por dentro e por fora. Ninguém pode ficar longe disso. É só que você está fazendo tudo para ficar longe, talvez inconscientemente. Apenas pare de fazer isso e tudo ficará bem. Então, para que você pare de fazer todas essas bobagens, nós iniciamos você nas kriyas

Ativando a Própria Criação

Se você observar, tudo isso não seria necessário. Mas, infelizmente, é necessário agora. Você manteve suas energias suprimidas de tal forma, e a mente tornou-se tão opressiva, que suprime a vida ao ponto de nada se mover, exceto o que é necessário para apoiar o ego. Suas energias estão se movendo apenas na medida em que seja conveniente para o seu ego - um pouco mais de energia e o ego ruirá. No momento em que a energia se eleva dentro de você, tudo é dissolvido. O ego sabe muito bem disso. É por isso que a manteve suprimida. Se você não tem energia, dessa forma, também, o ego se tornará muito fraco e ele não gosta disso. Então, ele só permite a quantidade de energia que o sustenta e o alimenta bem. Se a energia se tornar muita, o ego será destruído. Se a kundalini começa a subir, tudo será destruído e nada permanecerá. Você será apenas uma força que se funde com tudo ao seu redor. Você não terá mais uma vontade prórpia.

Como você não está disposto a render sua vontade, estamos estimulando você através desse sadhana, para provocar suas energias, por isso o caminho do Asana e do Kriya. Como você não consegue fazê-lo sozinho, basta ativar a própria criação de uma determinada maneira. Se ela começa a se mover, ela resolve tudo. É como uma inundação. Então, seu sadhana não é sobre chegar a algum lugar. É apenas uma maneira, um método para desencadear uma inundação tão enorme que limpa suas criações medíocres e deixa você como o Criador pretendia que você fosse.

Nota do Editor: Extraído de Mystic's Musings. Não indicado para pessoas de coração fraco, este livro nos orienta habilmente com respostas sobre a realidade que transcendem nossos medos, angústias, esperanças e lutas. Sadhguru nos mantém balançando à beira da lógica e nos cativa com suas respostas a questões relacionadas à vida, morte, renascimento, sofrimento, karma e a jornada do Eu. Baixe uma amostra em pdf ou compre o ebook.

 
 
 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1