Pergunta: Sadhguru, todo dia eu vejo muita doença e sofrimento ao meu redor. Muitas vezes, tem me incomodado profundamente como pode um ser humano sofrer assim. Parece tão irracional que um ser humano usufrua de boa saúde e o outro sofra. Você pode nos dizer o por que da doença? O que é e de onde vem?


Sadhguru: Existem muitos aspectos para a doença. A doença essencialmente significa que você não está em estado de conforto. Quando seu corpo não sabe como descansar, a energia se torna caótica. Por exemplo, quando pessoas com asma frequentam os programas de Isha Yoga, uma vez que elas começam a meditar e praticam a Kriya, a asma desaparece para muitos. Isso é porque suas energias se tornam mais organizadas dentro de poucos dias de prática da Kriya. Para alguns outros, a asma pode cessar parcialmente. Isso é porque a asma é apenas parcialmente devido à energia caótica. Outra parte tem razões cármicas mais profundas. Para poucos, não há mudança. Isso é porque existem razões cármicas muito fortes para a doença. Também pode haver situações externas que não mudaram.

A doença essencialmente significa que você não está em estado de conforto. Quando seu corpo não sabe como descansar, a energia se torna caótica.

Como o carma pode causar doença? Existe algo chamado prarabdha, o Karma designado para essa vida. O Prarabdha Karma está escrito na sua mente, corpo e sensações, mas sua gravação mais profunda está na energia. Como a informação pode ser registrada na energia? Esta é uma experiência viva dentro de mim. Eu não tenho certeza se isso está sendo explorado cientificamente, mas eu sei que algum dia a ciência irá encontrar um caminho para fazer isso. Houve uma época em que precisávamos escrever o que queríamos gravar em tábuas de pedra. A partir daí passamos para os livros, e agora estamos migrando para discos e chips. O que poderia ser escrito em mil livros pode ser gravado em um CD. O que poderia ser armazenado em mil CDs, nós podemos agora armazenar em um pequeno chip. Algum dia, o que agora guardamos em um milhão de chips será gravado em um pouco de energia. Eu sei que isso é possível porque está acontecendo dentro de mim o tempo todo, e isso está acontecendo dentro de todos. A energia em si funciona de uma certa maneira. A energia de todo mundo, ou prana, não se comporta do mesmo jeito. Ela se comporta de acordo com a sua sujeição cármica. A gravação mais profunda está na energia. Ou seja, como um backup cármico. Se você perde a sua mente, ainda está no corpo. Se você perde seu corpo, ainda está na energia.

Utilizando as Porções de Energia

A energia tem porções. Há muita complexidade envolvendo isso mas, para colocar de forma bem simples, tem uma certa quantidade de energia dedicada para a ação, outra quantidade para a emoção, outra para o seu processo de pensamento, e ainda outra para as dimensões experienciais dentro de você. Da maneira como as pessoas estão vivendo hoje, suas emoções não estão encontrando plena expressão. Essa parte da energia, a emoção não expressa, não pode se tornar outra coisa. Ou precisa encontrar uma expressão emocional ou vai se voltar para o interior e fazer coisas engraçadas dentro de você. É por isso que existem tantos problemas mentais nos países ocidentais.

A mente moderna está passando por um tipo único de neurose que não existia no passado porque o homem parou de usar seu corpo de maneira ampla.

É dito que um em cada três americanos está sofrendo de alguma forma de doença mental. Um dos maiores fatores para isso é que não há espaço para expressão emocional nessas culturas. Qualquer coisa emocional é vista como uma fraqueza, então isso é suprimido. Noventa por cento - ou até mais - das pessoas no mundo nunca encontrou plena expressão para suas emoções. Elas estão com medo do seu amor, de sua tristeza, de suas alegrias - elas estão com medo de tudo. Rir alto é um problema, chorar alto é um problema - tudo é um problema. Elas chamam isso de “cultura moderna”. Eu diria que esta é uma cultura restritiva, que faz com que você se comporte de uma certa maneira. Se suas emoções nunca encontram plena expressão, essa energia pode voltar-se contra você e lhe provocar muito dano.

Outro aspecto é que o nível de atividade na vida moderna tem caído drasticamente. As pessoas não estão usando seus corpos a maneira como os seres humanos costumavam usá-lo. Mas o corpo físico, mesmo hoje, continua sendo o aspecto de maior importância em você, sendo assim a quantidade máxima de carma prarabdha está reservada para a atividade. Essa proporção pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente é assim. Se essa energia não utilizada permanecer ociosa, isso pode facilmente causar doença. Quando você se envolve intensamente em atividade física, muitas de suas neuroses são resolvidas porque sua energia nervosa é utilizada. Mas o homem moderno tornou-se mais inativo e neurótico do que nunca. Isso tem se tornado um fenômeno comum na sociedade, onde todos estão em algum nível de neurose simplesmente porque a energia reservada para atividade física não está trabalhando. Está travada porque a atividade física é muito baixa. Você descobrirá que as pessoas envolvidas em altos níveis de atividade - por exemplo, na forma de um esporte como alpinismo - estão em um nível diferente de equilíbrio e paz por causa da plena utilização da atividade física. Você não encontrará uma pessoa tão apegada na sexualidade e em outros impulsos físicos, porque esse aspecto encontrou expressão plena.

Um resultado dessa inatividade é a doença; e acima de tudo, a falta de atividade e a energia retida causam inquietação. Essa agitação no corpo pode vir a se tornar uma doença fisiológica em algumas pessoas. Em outras, isso pode não se tornar doença mas elas estão, de qualquer modo, agitadas e desconfortáveis. Suas energias estão sempre lutando lá dentro. Elas não podem sequer sentar quietas. Se você observar as pessoas, a maneira como elas se sentam e ficam de pé mostra que elas não estão à vontade. Elas somente trouxeram graciosidade praticada para elas mesmas, como andar, como estar de  pé e como sentar. Mas se você tirar o desconforto em seus movimentos dessa maneira, irá acumular-se na sua energia, porque está impossibilitado de encontrar expressão. Ele muda para outra dimensão onde é fácil encontrar expressão, então a doença acontece, porque a energia se vira para o interior.

Esta é uma das razões pelas quais nossos brahmacharis estão em tanta atividade. Qualquer um que veja o nível de sua atividade se perguntaria porque alguém que veio buscar sua prática espiritual está trabalhando vinte horas por dia. Na mente das pessoas, espiritualidade significa alguém sonolento debaixo de uma árvore. Não é assim. O trabalho deles é parte de seu crescimento espiritual. A razão para isso é que eu quero que eles terminem toda a energia alocada em seu prarabdha karma, digamos, em um prazo de cinco anos. Se ele gastam esse karma,então não haverá necessidade para ação. A ação será adotada por opção, não por compulsão. Agora se você pedir para ele sentar, ele simplesmente sentará. Não haverá luta.

Da Atividade à Meditação

É isso o que estamos fazendo nos programas mais avançados como  Bhava Spandana e Samyama. Através de uma imensa atividade corporal, você usa a energia alocada para atividade mais rapidamente do que você faria na vida normal. Isso lhe concede espaço para se sentar imóvel. Então, a meditação virá naturalmente para você. Quando ainda há energia não utilizada alocada para atividade, você não pode se sentar porque a energia está tentando fazer mais.

É extremamente importante que o corpo, a mente, a emoção e a energia sejam adequadamente exercitadas e usadas.

Existem também outros aspectos da doença. Há razões cármicas por que sua energia funciona de uma certa maneira e causa doença. Se as pessoas estão doentes por razões cármicas, é diferente, mas muitas pessoas no mundo não precisam ter doenças. Hoje, a ciência médica é mais avançada do que jamais foi anteriormente, e ainda assim as pessoas não estão livres da doença. Ambas as energias físicas e emocionais, apesar delas representarem grandes porções, não estão sendo utilizadas. A única coisa sendo utilizada é a energia mental - que é alocada pelo pensamento. Por exemplo, digamos que há dinheiro alocado no orçamento do seu país: um tanto para a educação, um tanto para o desenvolvimento, um tanto para a indústria e outro tanto para a energia. A maior porção vai para energia e, se não for usado, sua economia sofre. Isso é tudo o que está acontecendo no corpo. É extremamente importante que o corpo, a mente, a emoção e a energia sejam adequadamente exercitadas e utilizadas. Só então a vida se estabelece sobre um solo firme em todos os níveis e se desenvolve através de um equilibrado e harmônico caminho.

Nota do Editor: Extraído de Mystic´s Musing. Não para os fracos de coração, este livro nos guia com respostas sobre a realidade que transcende nossos medos, iras, esperanças e lutas. Sadhguru nos mantém oscilando na beira da lógica e nos cativa com suas respostas para questões relativas à vida, morte, renascimento, sofrimento, karma, e a jornada do Self. Download o amostra pdf ou compre o ebook.