Sadhguru fala sobre como a vida e a morte são, essencialmente, um jogo de tempo, informação e energia e como nós podemos nos tornar absolutamente livres se conduzirmos esses três conscientemente.

Sadhguru: Quando um ser humano nasce, um certo software é configurado dentro dele, que é uma combinação de tempo, energia e informação que ele carrega consigo. Esses três juntos determinarão vários aspectos de sua vida. Esses três juntos determinarão quanto tempo um ser humano vive e como ele vive. Sendo assim, seria tudo predeterminado? A informação é, definitivamente, predeterminada. Isso não significa que você não possa assimilar novas informações. É só que, dependendo do tipo de informação que você tem, você é atraído ou repelido por certo tipo de coisas. Mas isso não o impede de assimilar novas informações hoje, neste momento.

Se você é 100% escravo de suas tendências, a vida é predeterminada. Nós podemos, facilmente, prever o que vai acontecer.

Essa grande quantidade de informação é chamada de sanchita karma. De acordo com a natureza da informação, a energia é alocada em diferentes aspectos da vida. Se a informação kármica estiver se direcionando para a fisicalidade, você verá as energias, naturalmente, se alocando na estrutura física de quem você é. Se a informação estiver tendendo para um processo intelectual, a energia se alocará consequentemente naquela atividade. Se a informação for muito emocional, a energia se alocará naquela dimensão. Se ela está se inclinando para uma dimensão espiritual, então a energia se alocará naquela direção.

Essa distribuição acontece por tendências naturais, mas isso não significa que não se possa redistribuí-la. Pode-se redistribuir, mas se você simplesmente seguir as suas tendências, sim, a vida será predeterminada. Se você é 100% escravo de suas tendências, a vida é predeterminada. Podemos facilmente prever o que vai acontecer.

O tempo não espera por ninguém

Realocação de energia, como administramos nossas energias, em que direção nós focamos as energias, se nós a aumentamos ou a esgotamos — essas coisas estão muito em nossas mãos. Porém, a terceira dimensão — que é um importante componente na vida de uma pessoa — é o tempo. O tempo está passando o tempo todo. Você não pode atrasá-lo, você não pode apressá-lo. Você pode conservar sua energia, pode direcionar sua energia, pode desenvolvê-la, pode torná-la fenomenalmente grande ou insípida, no entanto, o tempo está sempre passando.

Se você puder conduzir conscientemente essas três coisas, você estará livre em todos os aspectos — 100% livre. Isso é libertação. Isso é mukti.

O tempo tem sua própria inteligência e flui de acordo com certos parâmetros de informação kármica e distribuição de energia que está disponível no sistema de uma pessoa. Não podemos fazer nada sobre isso? Podemos, mas essa é uma dimensão da vida muito mais elusiva que as outras duas. As outras duas são muito mais fáceis de administrar e manifestar na vida de uma pessoa. Gerar energia, usá-la da maneira que você quiser e não permitir que suas tendências determinem a natureza do seu pensamento, emoção e atividade, é muito mais fácil do que tomar as rédeas do tempo. Até mesmo Adiyogi só assumia o controle do tempo apenas quando estava em certos estados. Quando ele estava nesses estados, nós nos referimos a ele como Kala Bhairava.

O tempo determina a natureza ou a duração da vida e da morte. Tanto a vida como a morte estão no âmbito do tempo. Aquele que tem domínio sobre o tempo tem domínio sobre a vida e a morte. Ele pode determinar se quer viver ou morrer. Aquele que tem domínio sobre suas energias, determinará a natureza de sua atividade e como ele vive. Ele tem domínio absoluto sobre sua vida, mas não sobre sua morte. Aquele que tem domínio sobre sua informação, ou aquele que tem domínio sobre as tendências causadas pela informação, ou aquele que está livre das tendências causadas pela informação kármica que uma pessoa carrega, ele terá o domínio sobre a qualidade de sua vida — quer ele se sinta agradável ou desagradável internamente.

Esses três componentes juntos são a construção da vida. Esses três componentes juntos é o que você é agora. Ao compreender estas três dimensões internas, de que você é uma combinação de tempo, energia e informação, se você puder conduzir, conscientemente, todas essas três coisas, você será livre em todos os sentidos — 100% livre. Isso é libertação. Isso é mukti.

Nota do Editor: ““Mystic’s Musings” inclui mais da sabedoria de Sadhguru sobre a vida, a morte e o mecanismo humano. Leia a amostra grátis ou adquira o ebook.