Sadhguru olha para como a maioria das pessoas é bem-sucedida por acidente e, por isso, sofrem o próprio sucesso. Ele explica que, a menos que nós organizemos nossa mente, não poderemos ser, verdadeiramente, bem-sucedidos e desfrutar do sucesso.

Sadhguru: Sua habilidade para fazer algo no mundo depende, essencialmente, do quanto você é capaz de mobilizar seu corpo e sua mente na direção do seu objetivo, e, depois disso, explorar a situação na qual você existe. Mas a coisa mais fundamental é que seu corpo e sua mente funcionem, não apenas da melhor maneira possível, mas do jeito que você quer. Quando eu digo “do jeito que você quer”, há diversas formas de conferir isso.

Vamos tentar uma experiência simples. Pelos próximos dez segundos, não pense em macacos. Experimente! Feche os olhos e não pense em um macaco pelos próximos dez segundos.

Você consegue? Sua mente está cheia de macacos, não é? Sua mente não está fazendo o que você quer. Se você diz: “Eu não quero macacos”, ela vai pensar apenas em macacos. Você já reparou nisso? Esse não é um problema exclusivamente seu. O mundo todo está sofrendo disso. Quando eles estão no escritório, querem ir para casa. Quando eles estão em casa, estão pensando no escritório.

Algum tempo atrás, eu passei metade do dia com um dos times de futebol da Liga Inglesa. Eles tinham um talento razoavelmente bom, mas não estavam indo bem nos últimos anos. Eu passei metade do dia com eles, apenas observando como eles estavam treinando e jogando. Eles eram bons, sabiam como jogar futebol, essa não era a questão. No entanto, eles estavam nervosos, chutando a bola e, toda vez que ela não ia para onde eles queriam, eu ouvia aquele palavrão de quatro letras voando por todo o lugar. E, no dia seguinte, eles jogariam contra o outro time, cheio de estrelas conhecidas, que poderia virar o jogo a qualquer momento. Eu fiz com que se sentassem e disse algumas coisas simples sobre eles mesmos, por cerca de uma hora e meia. Eles não ganhavam do outro time já fazia quatro anos e meio, mas, no dia seguinte, eles ganharam o jogo por 1 a 0.

Sucesso acidental

O problema é apenas este: a mente está se metendo em tudo o que não deveria, mas não faz o que deveria fazer. O que acontece em sua mente deveria ser 100% do jeito que você quer. No entanto, dentro de si mesmo, por quantos momentos desagradáveis você passa em 24 horas? Irritação, raiva, agitação, tensão, medo, ansiedade — todos os diferentes tipos de desagrado. Se você se sentir desagradável cinco vezes por dia, de um jeito ou de outro, o resíduo se espalha no decorrer do dia. Isso não é porque algo esteja errado com o seu trabalho ou com as pessoas ao seu redor. É, essencialmente, porque sua mente está se recusando a receber instruções suas.

Sua mente não está fazendo o que você fala; você faz o que a sua mente fala. Isso significa que você é um péssimo administrador.

Se você não consegue nem conduzir a sua mente do jeito que você quer, a questão de "a vida acontecer do jeito que você quer" será remota. Você pode ser bem-sucedido apenas por acidente, não por intenção.

Quando você é bem-sucedido por acidente, você vive com medo. As pessoas aterrissaram em lugares apenas por acidente e vivem em enorme ansiedade, o tempo todo, porque são bem-sucedidas por acaso. Elas não chegaram lá por conta própria. De alguma forma, elas chegaram lá e, agora, elas estão amedrontadas todos os dias. Mas, quando você é bem-sucedido por intenção, você sabe que pode dar conta. Se a coisa toda desmoronar amanhã, você vai reconstruí-la novamente.

Quando você faz qualquer coisa por acidente, você sempre sofrerá o processo. Quando você sabe dirigir bem o seu carro, isso pode ser uma alegria. Mas, se você não sabe dirigir e o faz acidentalmente, pode ser um enorme sofrimento. Todo processo da vida pode se tornar um enorme sofrimento, caso você o faça acidentalmente. As pessoas são bem-sucedidas por acidente. É por isso que elas estão sofrendo o seu próprio sucesso. Se você sofre o seu próprio fracasso, isso já é ruim o suficiente; mas se você sofre o seu próprio sucesso, sua vida é 100% uma tragédia.

Sofrimento autocriado

Há um enorme sofrimento nas pessoas ditas “bem-sucedidas”. Por quê? Porque elas administram grandes indústrias e imensas corporações, mas elas não sabem como gerenciar suas próprias mentes. Isso significa que sua administração é acidental, não é por intenção. Administrar uma indústria ou uma corporação significa, essencialmente, que você terá que gerenciar dez mil mentes. Se você não sabe como administrar sua própria mente, como irá administrar a situação externa?

Se você está causando sofrimento a si mesmo, obviamente, você não sabe como administrar sua mente. Ninguém pode causar sofrimento a você. As pessoas jogam em você vários tipos de situações, mas é sempre você quem causa o próprio sofrimento. Por exemplo, se eu lhe chamo de idiota, você causaria sofrimento a si mesmo. A palavra “idiota” não causa sofrimento. Se você não conhecesse o inglês e alguém o chamasse de "idiot", você poderia pensar que eles estariam dizendo “boa noite”. Portanto, se você está causando sofrimento a si mesmo, as coisas básicas dentro de você estão, obviamente, fora de controle. Elas não estão acontecendo do jeito que você deseja que elas aconteçam.

Qualquer instrumento em sua vida só lhe será útil se ele receber instruções suas e for administrado por você. Por favor, veja, o estado de sua mente é tal que ela só diz o que quer, ela não lhe dá ouvidos. Sua mente não está fazendo o que você fala; você faz o que a sua mente fala. Isso significa que você é um péssimo administrador. Se você é assim, você irá administrar situações externas apenas por acidente.

Uma mente organizada

No yoga, uma mente bem estabelecida é chamada de "Kalpavriksha". Se você traz a sua mente a um certo nível de organização, ela, por sua vez, organiza as outras três dimensões do seu sistema — seu corpo, sua emoção e suas energias.

Se você organizar sua mente em uma direção e, por sua vez, organizar todo o seu sistema nessa mesma direção, tudo o que você desejar, irá acontecer..

Uma vez que essas quatro dimensões estejam organizadas em uma direção, e permaneçam inabaláveis por um certo período, tudo o que você desejar, irá acontecer. Você nem precisa levantar o dedo mindinho. Sem precisar fazer nenhuma atividade, você pode manifestar o que quiser.

O problema com a sua mente, agora, é que ela muda de direção o tempo todo. Se você está andando num lugar e fica mudando de direção a cada dois passos, as chances de chegar ao seu destino são muito remotas, a menos que aconteça por acidente. Mas se você organizar sua mente em uma direção e, por sua vez, organizar todo o seu sistema nessa mesma direção, tudo o que você desejar, irá acontecer.

Nota do editor: Siga INSIGHT no Twitter e no LinkedIn.