Organizando a Mente para o Sucesso

Sadhguru analisa como a maioria das pessoas é bem-sucedida por acidente e, portanto, está sofrendo seu sucesso.
Organizing The Mind For Success
 

Sadhguru analisa como a maioria das pessoas é bem-sucedida por acidente e, portanto, está sofrendo seu sucesso. Ele explica que, a menos que organizemos nossa mente, não poderemos ser verdadeiramente bem-sucedidos e desfrutar do sucesso.

Sadhguru: Sua habilidade para fazer algo no mundo depende essencialmente da medida em que você é capaz de manusear seu corpo e mente na direção do seu objetivo, e, depois disso, aproveitar a situação na qual você existe. Mas as coisas mais fundamentais são que seu corpo e sua mente funcionem não apenas da melhor maneira possível, mas do jeito que você quer. Quando eu digo “do jeito que você quer”, há diversas formas de verificar isso.

Vamos tentar um simples experimento. Pelos próximos 10 segundos, não pense em macacos. Experimente. Feche os olhos e não pense em um macaco pelos próximos 10 segundos… 

Você consegue? Sua mente está cheia de macacos, não é? Sua mente não está fazendo o que você quer. Se você diz: “Eu não quero macacos”, ela vai pensar apenas em macacos. Reparou nisso? Isso não é um problema exclusivamente seu. O mundo todo está sofrendo disso. Quando eles estão no escritório, querem ir para casa. Quando estão em casa, estão pensando no escritório.

 

Há algum tempo atrás, eu passei metade do dia com um dos times de futebol da Liga Inglesa. Eles tinham um talento razoavelmente bom, mas não estavam indo bem nos últimos anos. Eu passei metade do dia com eles, apenas observando como eles estavam praticando e jogando. Eles eram bons, sabiam como jogar futebol, essa não era a questão. Mas eles estavam nervosos, chutando a bola e, toda vez que ela não ia para onde queriam, eu ouvia aquele palavrão de quatro letras voando por todo o lugar. E, no dia seguinte, eles jogariam contra outra equipe, cheia de estrelas conhecidas, que poderiam virar o jogo a qualquer momento. Eu os fiz sentar e disse algumas coisas simples sobre eles mesmos por cerca de uma hora e meia. Eles não ganhavam do outro time por quatro anos e meio, mas no dia seguinte eles ganharam o jogo por 1 a 0.

Sucesso Acidental

O problema é apenas esse: a mente está se direcionando para tudo o que não deveria, mas não faz o que deveria estar fazendo. O que acontece em sua mente deve ser cem por cento do jeito que você quer, mas dentro de si mesmo, quantos momentos desagradáveis você atravessa em 24 horas? Irritação, raiva, agitação, tensão, medo, ansiedade – todos os diferentes tipos de desagrado. Se você se sentir desagradável cinco vezes por dia, de um jeito ou de outro, o resíduo se espalha ao longo de todo o dia. Isto não é porque algo está errado com o seu trabalho ou com as pessoas ao seu redor. É essencialmente porque sua mente está se recusando a receber instruções suas.

Sua mente não está fazendo o que você diz; você faz o que a sua mente diz. Isso significa que você é um péssimo administrador.

Se você não consegue nem conduzir sua mente do jeito que você quer, a questão da vida acontecendo do jeito que você quer é remota. Você pode ser bem-sucedido apenas por acidente, não por intenção. 

Quando você é bem-sucedido por acidente, você vive com medo. As pessoas aterrissaram em lugares apenas por acidente, e vivem em enorme ansiedade o tempo todo porque são bem-sucedidas por acaso. Elas não chegaram lá por suas própria forças. De alguma forma elas chegaram lá, então agora elas estão amedrontadas todos os dias. Mas quando você é bem-sucedido por intenção, você sabe que pode dar conta. Se a coisa toda desmoronar amanhã, você vai reconstruí-la mais uma vez. 

Quando você faz qualquer coisa por acidente, invariavelmente, você sofrerá o processo. Se você sabe como dirigir bem o seu carro, pode ser uma alegria. Mas se você não sabe como dirigir e o faz acidentalmente, pode ser um enorme sofrimento. Todo processo da vida pode se tornar um enorme sofrimento se você o faz acidentalmente. As pessoas são bem-sucedidas por acidente. É por isso que elas estão sofrendo seu sucesso. Se você sofre seu fracasso, já é ruim o suficiente, mas se você sofre seu sucesso, sua vida é 100% tragédia.

Sofrimento auto-criado

Há um enorme sofrimento nas pessoas ditas “bem-sucedidas”. Por quê? Porque elas administram grandes indústrias e imensas corporações, mas elas não sabem como gerenciar suas próprias mentes. Isso significa que sua administração é acidental, não por intenção. Administrar uma indústria ou uma corporação significa, essencialmente, que você terá que gerenciar dez mil mentes. Se você não sabe como administrar sua própria mente, como irá administrar a situação externa?

 

Se você está causando angústia a si mesmo, obviamente não sabe como administrar sua mente. Ninguém pode causar sofrimento a você. As pessoas lançam vários tipos de situações em você, mas sempre foi você quem causou sofrimento a si mesmo. Por exemplo, se eu lhe chamo de idiota, você causaria sofrimento a si mesmo. A palavra “idiota” não causa sofrimento. Se você não conhecesse o inglês e alguém o chamasse de idiota, você poderia pensar que eles estavam dizendo “boa noite”. Então, se você está causando sofrimento a si mesmo, as coisas básicas dentro de você estão obviamente fora de controle. Elas não estão acontecendo do jeito que você deseja que elas aconteçam.

Qualquer instrumento na sua vida é útil para você apenas se recebe instruções suas e é administrado por você. Por favor, veja, sua mente está em um estado em que ela diz suas próprias coisas, ela não está lhe escutando. Sua mente não está fazendo o que você diz; você faz o que a sua mente diz. Isso significa que você é um péssimo administrador. Se você é assim, irá administrar situações externas apenas por acidente.

Uma Mente Organizada

No yoga, uma mente bem estabelecida é chamada de Kalpavriksha. Se você traz a sua mente a um certo nível de organização, por sua vez, organiza as outras três dimensões do seu sistema - seu corpo, emoção, e energias.

Se você organizar sua mente em uma direção e, por sua vez, organizar todo o sistema nessa mesma direção, tudo o que você desejar acontecerá.

Uma vez que essas quatro dimensões estejam organizadas em uma direção e permaneçam inabaláveis por um certo período, tudo o que você desejar acontecerá. Você nem precisa levantar o dedo mindinho. Sem ter que fazer nenhuma atividade, você pode manifestar o que quiser.

O problema com a sua mente agora é que ela muda sua direção a todo momento. Se você andar em algum lugar e continuar mudando de direção a cada dois passos, as chances de chegar ao seu destino são muito remotas, a menos que aconteça por acidente. Mas se você organizar sua mente em uma direção e, por sua vez, organizar todo o seu sistema nessa mesma direção, tudo o que você desejar, acontecerá.

Nota do editor: Siga INSIGHT no Twitter e no LinkedIn.

 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1