Pergunta: Diz-se que na tradição tântrica, quando o relacionamento entre o guru e shishya se torna íntimo e sagrado, poderá haver uma proximidade que pode até ser sexual. A atração shishya-guru — como é evidente na tradição de enamoramento Krishna-gopi — pode se manifestar como união sexual. Então, o que é realmente tantra e como ele se relaciona com a nossa sexualidade?

Sadhguru: Infelizmente, nos países ocidentais, o tantra está sendo apresentado de uma forma tal que supostamente significaria sexo desinibido. Ele tem sido tão mal interpretado. Isso acontece porque os livros sobre tantra foram escritos por pessoas que só querem vender livros. Eles não são tântricos de forma alguma.

O que é tantra?

A palavra tantra significa, literalmente, uma técnica ou uma tecnologia. Isso é uma tecnologia interior. São métodos subjetivos, não métodos objetivos. Mas, no entendimento atual da sociedade, a palavra tantra se refere a métodos pouco ortodoxos ou socialmente inaceitáveis. Acontece que certos aspectos são usados ​​de uma certa maneira. Não é em nada diferente do yoga. É um segmento do yoga chamado de tantra yoga.

Pessoas pensando em termos de “eu tenho necessidades sexuais, então vou seguir o caminho tântrico”, não faz sentido.

O mecanismo humano é um composto do corpo físico — um acúmulo de alimentos consumidos; o corpo mental — a parte do software e da memória que faz com que os indivíduos funcionem de maneiras específicas; e o corpo energético — o fundamental sobre o qual esses dois estão abrigados. O que está além disso é não físico.

A natureza compulsiva e cíclica do corpo e da mente constitui uma barreira para possibilidades superiores. Tantra é ir além, de forma que a compulsividade do corpo e da mente não nos mantenha presos em nossas limitações. Trata-se de aprender a usar o corpo, não como si mesmo, mas como um degrau para conduzir este ser à dimensão mais elevada possível.

Tantra yoga: desabrochar pelo topo

tantric-yoga

Tantra não é sobre sexualidade descontrolada, como muitos pressupõem. A sexualidade é um instinto fundamental inserido em nossos corpos para garantir que a espécie se perpetue. Esse é um requisito básico. Ao mesmo tempo, é preciso conhecer as limitações além das quais ela não nos levará. Somente ao reconhecer as limitações e o desejar tocar outras dimensões é que o yoga e o tantra se tornam relevantes.

Pessoas pensando em termos de “eu tenho necessidades sexuais, então vou seguir o caminho tântrico”, não faz sentido. No tantra, não é que alguém esteja usando apenas a sexualidade para crescer. Eles estão usando todos os aspectos para crescer. Infelizmente, é possível que existam pessoas atraídas por esse caminho pelos motivos errados. Eles querem uma sanção espiritual para sua sexualidade. Por que você quer se enganar sobre espiritualidade? Trate a sua biologia como biologia, você não precisa dar outros nomes a isso.

Por que você quer se enganar sobre espiritualidade? Trate a sua biologia como biologia, você não precisa dar outros nomes a isso.

As necessidades sexuais podem ser satisfeitas formando relacionamentos com esse propósito, seja dentro ou fora de um grupo. Usar o processo espiritual para satisfazer as compulsões sexuais é repreensível e irresponsável. Isso pode levar a vários níveis de perda, porque o processo tântrico não é usado apenas para o crescimento espiritual do indivíduo, mas também para criar um espaço energético para apoiar outras possibilidades que trazem bem-estar para muitos.

Das diferentes manifestações de energia no corpo — conhecidas como os 114 chakras — que derramam a partir do topo, as três primeiras são consideradas as mais elevadas. Se você tiver que intensificar-se até esse ponto, todos os instintos básicos, incluindo instinto sexual, emoções, intelecto e processo de sobrevivência devem ser usados ​​para desenvolver e estimular o sistema de energia. A intenção é desenvolver todos os instintos para os quais uma certa quantidade de energia é dedicada no corpo. Se alguém pratica um ato sexual real, a intensificação e o propósito dele serão perdidos. Este é um caminho que precisa de extrema disciplina, um tipo de disciplina que não é possível para a maioria das pessoas nem sequer tentar.

Tantra yoga da mão esquerda e mão direita

No entanto, isso é conhecido como tantra da mão esquerda, que é uma tecnologia mais rudimentar. Isso envolve vários rituais. Também existe um caminho da mão direita que é uma tecnologia muito refinada. Esses dois são de natureza completamente diferente. O caminho da mão direita é mais interno e energético, ele é todo sobre você. Não envolve nenhum ritual ou ato externo como tal. É tantra? De certa forma é, mas a palavra yoga inclui todos eles juntos. Quando nós dizemos yoga, não estamos excluindo nenhuma possibilidade — tudo está contido nele. Acontece que algumas pessoas pervertidas viram um certo tipo de processo que é unicamente o tantra da mão esquerda, no qual há um certo uso do corpo. Elas simplesmente pegaram essa parte, intensificaram e escreveram livros sobre isso com todos os tipos de sexo esquisito. Aquilo não é tantra.

Tantra significa que você é capaz de usar suas energias para fazer as coisas acontecerem. Se você puder tornar a sua mente afiada capaz de cortar tudo, isso também é um tipo de tantra. Se você fizer suas energias trabalharem em seu coração para que se torne totalmente amoroso e você puder explodir com um amor enorme, que simplesmente domina a todos, isso também é tantra. Se você tornar seu corpo físico enormemente poderoso para fazer coisas incríveis, isso também é tantra. Ou se você puder fazer suas energias fazerem coisas por si próprias, sem empregar o corpo, a mente ou a emoção, isso também é tantra.

Este é um tremendo presente que Agastya Muni nos ofereceu, que ele estabeleceu um processo tântrico que está 100% enraizado no corpo. Nada é tirado de fora. Nem um grão de arroz ou de areia está sendo usado para desempenhar todas as diferentes dimensões do Tantra. Tudo é internalizado dentro do sistema. Isto é seu presente para nós. Em termos de mecanismo humano, esta é uma das maiores coisas que já nos foi oferecida de qualquer origem. Este é o oferecimento de Agastya.

Não existe guru sem tantra

O tantra não é algo estranho e sem sentido, mas uma certa capacidade. Sem ele, não há possibilidade. A questão é: "Quão refinado é o seu tantra?". Se você quiser fazer suas energias se moverem, você tem que fazer 10 mil rituais ou pode apenas sentar aqui e fazer isso. Essa é a grande diferença. A questão é de baixa ou alta tecnologia, mas sem tantra não há processo espiritual.

Santos que são como lírios suaves e que abençoam as pessoas são bonitos à sua maneira, mas não são para pessoas que almejam a iluminação.

Não existe guru sem tantra. Se ele não tem tecnologia, ele não é um guru. Ele só pode ser um santo gentil que abençoará a todos. Uma bênção não tem discernimento. Se você é um ladrão e encontra um santo, você buscaria a bênção dele e ele o abençoaria para que você pudesse fazer bem o seu trabalho hoje, porque a bênção dele não tem discernimento. Ela não pode ter discernimento porque isso não está sob seu controle. Mesmo tribos de bandidos como os pindaris tinham seus próprios deuses e deusas. Eles tinham seus próprios deuses e deusas. Seus deuses sempre os guiaram sobre qual casa bater hoje. O banditismo era sua profissão e eles exerceram sua profissão com sucesso por séculos.

Santos que são como lírios suaves e que abençoam as pessoas são bonitos à sua maneira, mas não são para pessoas que almejam a iluminação. Eles são somente para pessoas que estão apenas buscando pequenas melhorias em suas vidas. Se você entrar em uma loja de compras, poderá fazer algumas melhorias em sua vida. Vejo na televisão que as pessoas vêm e dizem: "Ah, eu acabei de comprar esta cama e toda minha vida mudou. É incrível!". Eu não sabia que uma cama ou um travesseiro poderia fazer isso! Portanto, se você entra numa loja e sai com algo que não tinha antes, você pode mudar um pouco sua vida. O quanto dela muda está sujeito a tantas coisas.

Se você está com frio neste momento e alguém lhe deu um casaco, a vida está mudando. Mas será essa a mudança de que estamos falando? Se for assim, está bem, você pode buscar bênçãos. Mas se você está falando de crescimento espiritual e de alcançar sua natureza suprema, o que é um guru sem capacidade? Você não pode chamá-lo de guru. Capacidade significa uma certa habilidade de fazer coisas que as pessoas não podem fazer por si mesmas. Nesse sentido, se não houver tantra, não há realmente um guru. Quando eu digo “tantra”, é apenas uma palavra em sânscrito para “tecnologia”. Estou usando a palavra nesse contexto, não da forma como as pessoas foram induzidas a acreditar.

Tantra Yoga — Não é sobre ficar esbaforido

O relacionamento guru-shishya é levar o shishya a uma dimensão mais elevada de consciência, não prendê-lo na natureza compulsiva da sexualidade. Acima de tudo, esse relacionamento sagrado é definitivamente orgástico, mas não sexual. Eu estou falando sobre atualizar sua tecnologia. Você não precisa esbaforir para entrar em um estado orgástico. Se você se sentar com os olhos fechados, poderá sentir orgasmos em cada célula do seu corpo. Aqueles que falharam em atingir um estado de existência orgástico irão associar um estado de êxtase à sexualidade, porque esse é provavelmente o nível mais elevado de experiência que eles conheceram.

O guru está aqui, essencialmente, para te envolver por completo com êxtases sem fim.

As pessoas sempre tentam recorrer à relação Krishna-Gopi. Como diz a lenda, Krishna deu uma experiência orgástica a 16 mil mulheres simultaneamente. Isso não pode acontecer com união sexual. Um shishya pode estabelecer um relacionamento muito íntimo com um guru. A intimidade é geralmente entendida apenas como dois corpos se tocando. O corpo não é íntimo o suficiente para quem está no caminho espiritual. O corpo físico é um acúmulo de fora, portanto, nos sistemas tântrico e yóguico, o corpo nunca é considerado uma parte íntima sua. Somente quando as energias se encontram e se misturam, e as energias de um guru dominam e sobrepõem as energias do shishya, isso leva a uma experiência orgástica — uma união, mas não do tipo sexual.

Se tudo o que você quer é fazer uma meditação ou prática espiritual, você não precisa realmente de um guru. O guru está aqui, essencialmente, para te envolver por completo com êxtases sem fim. Portanto, tantra é uma tecnologia de libertação, não de escravidão.

Nota do editor: A palavra muitas vezes mal compreendida - "Tantra" - despertou a imaginação de muitos seres humanos. Mas apenas alguns poucos a conheceram por experiência. Ouça tudo sobre isso através de Sadhguru, somente em Sadhguru Exclusive! Registre-se hoje.

sadhguru-exclusive-tantra-series-banner