O que é Consagração?

Sadhguru descreve a natureza da consagração e o que faz essa ciência que transforma vidas tão relevante para a humanidade.
 

Sadhguru descreve a natureza da consagração e o que faz essa ciência que transforma vidas tão relevante para a humanidade.

 

Sadhguru: Consagração é um processo vivo. É assim - se você transformar lama em alimento, chamamos isso de agricultura. Se você transforma comida em carne e osso, chamamos isso de digestão, integração. Se você transforma carne em lama, chamamos isso de cremação. Se você pode transformar essa carne, ou mesmo uma pedra ou um espaço vazio, em uma possibilidade Divina, isso se chama consagração. Hoje, a ciência moderna está lhe dizendo que tudo é a mesma energia se manifestando de um milhão de maneiras diferentes. Por exemplo, a mesma eletricidade se torna luz, som e muitas outras coisas, dependendo da tecnologia. Portanto, é apenas uma questão de tecnologia; se você tem a tecnologia necessária, pode tornar o espaço simples ao seu redor em uma exuberância Divina; você pode simplesmente pegar um pedaço de pedra e transformar em um Deus ou em uma Deusa; este é o fenômeno da consagração.

Se você pode transformar essa carne, ou mesmo uma pedra ou um espaço vazio, em uma possibilidade Divina, isso é chamado consagração.

 

Uma enorme quantidade de conhecimento sobre essa dimensão da vida foi particularmente perpetuada nesta cultura, e isso foi mantido como a coisa mais importante. Porque não importa o que você está comendo, como você está ou por quanto tempo vive, em algum momento, uma necessidade virá que você queira entrar em contato com a fonte da Criação. Se essa possibilidade não é criada em todo o planeta e não está disponível para todos os seres humanos que buscam, então a sociedade falhou em fornecer o verdadeiro bem-estar para o ser humano. É com essa consciência que nesta cultura todas as ruas tinham três templos; porque mesmo alguns metros não deveriam passar sem haver um espaço consagrado. A ideia não era criar um templo contra o outro, a ideia era que ninguém deveria andar em um espaço que não é consagrado; ninguém deveria viver em um espaço que não é consagrado. O templo sempre foi construído primeiro, e só depois as casas eram construídas.

 

Todo o estado de Tamil Nadu é construído assim. Todas as cidades importantes em Tamil Nadu tinham um grande templo e, ao redor dele, uma pequena cidade. Porque o tipo de moradia em que você vive não é importante. Se a sua casa tem 3 mil metros quadrados ou apenas 300 metros quadrados não fará a diferença suprema em sua vida, mas estar ao redor de um espaço consagrado fará uma diferença fenomenal em sua vida. Com esse entendimento, eles construíram habitações humanas dessa forma: se houver 25 casas, deve haver um templo. Se você vai lá ou não, se você reza ou não, se você conhece o mantra ou não, esse não é o ponto. Você deve estar em um espaço consagrado a cada momento da sua vida.