Pergunta: Sadhguru, você disse que a nossa situação psicológica pode ser influenciada pelo que comemos. As ciências médicas têm falado sobre como uma dieta à base frutas promove o bem-estar psicológico. Existe algum significado para isso? E uma dieta predominantemente à base de frutas é adequada para pessoas em situações regulares envolvendo trabalho, família ou muita atividade física?

Sadhguru: Em qualquer máquina, com qualquer tipo de combustível que usamos, a eficácia do combustível depende, essencialmente, da facilidade com que ele queima. Por exemplo, o tipo de gasolina que você usa em um automóvel comum é diferente do que você usa em um carro de corrida ou em um avião, devido à facilidade com que ela queima. Você já deve ter reparado nos níveis de octanagem em postos de gasolina — 87, 89, 90, 91, 93, 96. Quando nós andávamos de moto, pagávamos três vezes mais e comprávamos 100 octanas porque, de repente, a moto tinha um desempenho que as outras não tinham.

Frutas que são boas para digestão

Da mesma forma, o alimento mais fácil de digerir é a fruta. "Digestão" significa "jataragni" — o fogo da digestão. Se esse fogo tiver de queimar com mais eficácia, fruta é, definitivamente, a melhor coisa. Infelizmente, muitas pessoas gostam de letargia e inércia. A vida não as tocou, por isso elas gostam de estar parcialmente mortas. Sono, intoxicação, comer demais e só ficar deitado é melhor do que estar vívido, ativo e dinâmico. A fruta pode ser um problema apenas para tal pessoa, porque ela a manterá alerta e desperta. Ela não o mantém intoxicado, a menos que fermente, é claro! E a pessoa pode vir a experimentar uma sensação de alegria extrema, intoxicação e um profundo prazer devido a níveis elevados de consciência também. Mas agora a questão é: posso comer frutas e ainda ser normal?

Uma dieta à base de frutas é a intenção da natureza

Uma resposta simples está na sua prática geral da própria vida. Suponha que você esteja doente em uma cama de hospital, ninguém vai te trazer biryani de frango. Eles trarão frutas, porque seus amigos e parentes entendem: “Você ficou doente comendo todas aquelas coisas. Pelo menos agora, coma de forma sensata”.

Você sabe, até mesmo Adão começou com uma fruta. A fruta é um aspecto que a própria natureza quis que fosse alimento. A semente é a parte importante da manga. A poupa é apenas um chamativo, uma isca para que animais e pássaros a busquem e carreguem a semente para algum lugar distante.

Fruit diet is good for you and planet

Qual é o melhor momento para comer frutas?

Sazonalmente, existe uma variedade de frutas. O incrível é que aquelas frutas que a terra produz, numa determinada época, são as mais adequadas para o sistema. Há vários estudos sobre isso — sobre como, naquelas estações do ano em que está frio, quando está quente, quando a umidade é muito alta, então o tipo certo de fruta brotará da terra, caso você esteja comendo daquela área. Mas agora você está comendo frutas que vêm da Nova Zelândia. Esse é outro assunto. Se você estiver comendo da terra que está à sua volta, você verá que o tipo certo de fruta chega até você na estação certa. É a melhor coisa para se comer naquela época.

Precauções quando você faz uma dieta à base de frutas

As frutas podem fazer coisas milagrosas para corpo. Uma pessoa pode se tornar muito vívida e ativa, não importa qual seja seu estilo de vida. Mas se você está realizando um tipo de trabalho que exige muito fisicamente — por exemplo, se você está cavando ao ar livre todos os dias, não com uma máquina, mas fisicamente, e fazendo um trabalho muito duro —, então você pode ficar com fome a cada duas horas. Você consegue comer apenas uma certa quantidade de frutas, mas ela é digerida tão rapidamente que a sensação pode ser de estômago vazio.

Seja para usar a sua capacidade intelectual ou para praticar atividades físicas, as frutas funcionam perfeitamente bem.

Se você fizer uma dieta totalmente à base de frutas, você precisa dedicar um pouco mais de tempo na hora do almoço e comer devagar para ingerir frutas o suficiente. Mesmo com pouca fruta você pode se sentir satisfeito, porque geralmente ela é doce. Portanto, você tem que esperar e comer devagar. Existe também um relógio biológico dentro de nós. Digamos que você estava levando de 10 a 12 minutos para comer a sua refeição cozida normal. Mesmo que você coma frutas, quando chegar em torno de 10 a 12 minutos, o seu corpo dirá que você já comeu o suficiente. Por isso, você precisa, conscientemente, comer mais, porque o corpo não está levando em conta a quantidade, ele está apenas cronometrando o tempo em você.

Se você faz uma dieta apenas à base de frutas e é fisicamente muito ativo, pode ser necessário que você faça três refeições no dia. Se você está dormindo de seis a oito horas, nas restantes 16 a 18 horas, comer três vezes é mais do que suficiente, caso você esteja comendo frutas. No entanto, a sensação será de estômago vazio dentro de duas horas. Por isso, você tem que se acostumar a se sustentar com a energia elevada, mesmo com o estômago vazio. Esse é o momento em que seu cérebro funciona melhor e você, enquanto ser humano, funciona melhor.

Seja para usar a sua capacidade intelectual ou para praticar atividades físicas, as frutas funcionam perfeitamente bem. Mas você não sabe o que contém nas frutas que você adquire no mercado hoje em dia. Isso é um pouco problemático. Eu percebo isso claramente: os tipos de frutas do campo que comíamos quando éramos jovens não são os mesmos do que as frutas cultivadas em fazendas que estão chegando até nós hoje. Elas são muito maiores, mais redondas e mais bonitas, mas isso é como o Botox!

Posso sentir, claramente, que elas não têm o mesmo nível de força e vitalidade nelas. Essas frutas são feitas, essencialmente, para o mercado, não para o ser humano. Isso não significa que elas sejam totalmente um desperdício, mas elas não têm os mesmos nutrientes que costumavam ter, por isso temos que reforçá-las com alguma outra quantidade de alimento.

Uma dieta à base de frutas é boa para o planeta

Acima de tudo, é uma forma ecologicamente sensata de comer. Todos deveriam se tornar pelo menos 30% frugíveros — isto é, pelo menos 30% da sua dieta deve virar frutas. Se 30% de sua alimentação provierem das árvores e não de terras aradas e de plantações, ecologicamente, isso fará uma diferença enorme para o mundo.

Benefits of Fruits Diet- Fruits digest easily

Se você está tentando mudar de uma alimentação pesada com carne para frutas, talvez você ache que não comeu nada, porque está acostumado a ser puxado para o chão por comer alimentos muito pesados. De qualquer forma, você será puxado para baixo da terra quando morrer. Mas, neste momento, nós chamamos isso de "vida" quando nós brotamos como se não fôssemos parte da terra. Até o pássaro que voa é feito de terra, mas, quando ele está voando, não se parece com a terra. Cada vida, quando brota, não deve se parecer com a terra, embora sejamos da terra.

Se quisermos brotar, o combustível que consumimos deve ser aquele que queima rapidamente e é facilmente inflamável. Aquele é o melhor alimento. Em nosso estômago, sem dúvida, fruta é o que se queima mais rápido. Isso significa que ela possui a menor quantidade de resíduos e que ela gera a menor quantidade de sobrecarga e estresse no sistema.

Nota do Editor: o ebook "Food Body" analisa os tipos de alimentos com os quais o corpo está mais confortável e explora as formas mais apropriadas de consumir tais alimentos. O livreto de 33 páginas é um primeiro passo para sintonizar seu corpo e descobrir o que lhe é mais adequado. Dê um preço e faça o download do folheto.