Sadhguru discute a importância dos nove dias de Navratri que celebram três dimensões do feminino.

 

Experiencie Devi ao vivo neste Navratri nos dias 29 de Setembro, 2 e 6 de Outubro de 2019, enquanto transmitimos ao vivo o Navratri Pooja às 17h40 (Indian Standard Time) aqui e Linga Bhairavi Facebook

 

Sadhguru: O culto ao feminino tem sido a forma mais antiga de culto no planeta, difundida não apenas na Índia, mas na Europa, na Arábia e em grande parte da África. Infelizmente, no Ocidente, os templos das deusas foram arrasados em uma tentativa articulada de eliminar todos os vestígios do chamado paganismo, politeísmo e idolatria. O mesmo aconteceu em outras partes do mundo.

 

A Índia, no entanto, é uma cultura em que a adoração do feminino tem perdurado. Essa também é uma cultura que nos deu a liberdade de criar nossas próprias deusas de acordo com nossas necessidades. A ciência da consagração permitiu que cada povoado construísse seu próprio templo, de acordo com os requisitos locais específicos. Em todas as aldeias do sul da Índia, você pode encontrar um Amman ou templo de uma deusa até hoje.

A Tragédia do Desaparecimento do Feminino

 

O masculino tornou-se importante na sociedade hoje, simplesmente porque tornamos o processo de sobrevivência primordial em nossas vidas. A economia se tornou a força motriz, não a estética, nem a dança, a música, o amor, a divindade, nem a meditação. Quando a economia governa, quando os aspectos mais sutis e refinados da vida são ignorados, o masculino naturalmente domina. A subjugação do feminino em tal mundo é inevitável. Uma tragédia ainda maior é que muitas mulheres sentem que devem se tornar como homens, porque entendem que a masculinidade significa poder. Se o feminino se perder, tudo o que é belo, gentil, não competitivo e nutridor na vida desaparecerá. O fogo da vida será perdido para sempre. Essa é uma perda terrível, difícil de recuperar.

 

Uma consequência infeliz da educação moderna é que queremos destruir qualquer coisa que não agrade a nossa noção de lógica ou razão. Por termos nos tornado tão dominados pelo masculino, a adoração às deusas é conduzida de maneira amplamente clandestina, mesmo neste país. Na maioria dos templos de Devi, a adoração central é conduzida por apenas um pequeno grupo de pessoas. Mas, porque está profundamente enraizada, não pode ser totalmente apagada.

O Festival de Navratri

 

O festival Indiano de Navratri é dedicado à natureza feminina do Divino. Durga, Lakshmi e Saraswati são vistas como três dimensões do feminino, simbólicas da Terra, do Sol e da Lua, ou de tamas (inércia), rajas (atividade, paixão) e sattva (transcendência, conhecimento, pureza), respectivamente. Aqueles que aspiram por força ou poder, adoram formas do feminino como a Mãe Terra ou Durga ou Kali. Aqueles que aspiram à riqueza, paixão ou bens materiais adoram Lakshmi ou o Sol. Aqueles que aspiram ao conhecimento, dissolução ou transcendência das limitações do corpo mortal adoram Saraswati ou a Lua.

A vida é um mistério e permanecerá sempre um. O festival de Navratri é baseado nesse insight fundamental.

 

Os nove dias do Navratri são classificados de acordo com essas qualidades básicas. Os três primeiros dias são dedicados a Durga, os próximos três a Lakshmi e os últimos três a Saraswati. O décimo dia, Vijayadashami, significa o triunfo sobre todos esses três aspectos da vida.

 

Isso não é meramente simbólico, mas também verdadeiro no nível de energia. Como seres humanos, nós surgimos da terra e somos ativos. Depois de um tempo, voltamos à inércia mais uma vez. Isso acontece não apenas para nós como indivíduos, mas também para a galáxia e todo o universo. O cosmos emerge de um estado de inércia, torna-se dinâmico e desaparece novamente na inércia. No entanto, temos a capacidade de interromper o ciclo. As duas primeiras dimensões de Devi são necessárias para a sobrevivência e o bem-estar humanos. A terceira é um aspirar a transcender, a ir além. Se você deseja alcançar Saraswati, você precisa se esforçar. Caso contrário, você não pode alcançá-la.

 

Qual é a melhor maneira de abordar Navratri? Em um espírito de celebração. Esse sempre foi o segredo da vida: ser não-sério, mas absolutamente envolvido. As culturas que tradicionalmente veneravam a deusa sabiam que há muita coisa na existência que nunca pode ser entendida. Você pode aproveitá-la, celebrar sua beleza, mas nunca entendê-la. A vida é um mistério e permanecerá sempre um. O festival de Navratri é baseado neste insight fundamental.

 

Nota do Editor: Experiencie Devi ao vivo neste Navratri nos dias 29 de setembro, 2 e 6 de outubro de 2019, enquanto transmitimos ao vivo o Navratri Pooja às 17:40 (Indian Standard time)  aqui e Linga Bhairavi Facebook.