Ter a Mente Focada no Dinheiro

Deepak Satwalekar e Sadhguru examinam se ter a mente focada no dinheiro é uma coisa ruim, e como o dinheiro não é algo que precisa jogar com a sua mente, se você entender como administrá-lo bem o suficiente.
Being Money-minded
 

Os participantes do INSIGHT 2012 se reuniram para um encontro de ex-alunos em 22 de junho de 2013 no Isha Yoga Center. O objetivo do encontro era discutir o impacto de suas aprendizagens nos negócios e em si mesmo, bem como abordar os obstáculos que encontravam durante a escalada. Neste extrato, o painel considera os méritos de estar com a mente focada no dinheiro.

Ter a Mente "Focada no Dinheiro"

Pergunta: Eu sou alguém que é a primeira geração de empreendedores. Eu venho de uma formação de classe média e, muitas vezes, sinto que não tenho a mentalidade voltada ao dinheiro que os empreendedores exigem. Eu gostaria de perguntar: é possível desenvolver essa qualidade e, se não, como eu construo uma equipe onde, como empresa, mantemos nossa vantagem mesmo que eu não tenha qualidades suficientes?

Deepak Satwalekar: Se você está dizendo que não está preocupado com o dinheiro, acho que está começando por uma vantagem significativa. Infelizmente, a maioria das pessoas diz "Eu quero entrar no negócio, porque eu quero ganhar dinheiro." Eu penso que ganhar dinheiro é algo que será o resultado de todas as coisas que você está fazendo. Você não precisa mudar sua mentalidade para uma mentalidade de querer ganhar dinheiro. Mas o que você, definitivamente, precisa é de alguém que confie em sua equipe, que contará o dinheiro, que manterá o foco nisso.

Então, eu não estou dizendo que você não deve fazer nada disso, mas, por favor, não traga o dinheiro pra sua cosciência dizendo "Eu farei o que for preciso para ganhar dinheiro". Você ganhará dinheiro, mas esse não deveria ser o objetivo. O objetivo é que no final do dia você esteja tentando entregar um serviço ou produto que os clientes queiram.

Sadhguru: Eu não sei o que "estar focado no dinheiro" quer dizer exatamente. Isso significa, no meu entendimento, que você está interessado somente na consequência, não no processo. Aqueles que estão apenas interessados na consequência e não no processo, eles apenas sonharão com isso, eles não farão isso porque a consequência é um assunto sujeito a tantas coisas.

A coisa mais importante é que um empreendedor se torna um empreendedor porque ele quer criar algo que ele acha que deve acontecer. Se você quer criar algo, dinheiro é uma parte disso. Sem dinheiro nenhuma atividade é lubrificada para se mover adequadamente. Então, como empreendedor, você não precisa ter o pensamento do dinheiro na sua cabeça; apenas queira criar algo. Como Deepak disse, você precisa de um gerente para o dinheiro, como há gerentes para os materiais. Esse é também um dos materiais para fazer as coisas acontecerem.

No final da sua vida você vê que tudo é apenas sobre o que você criou. Seja lá o que você tenha reunido, você não pode levar com você. Somente o que você criou importa. Então, como ele disse, é uma grande vantagem não pensar sobre dinheiro.

Nota do Editor: Siga INSIGHT noTwitter e LinkedIn.

 
 
 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1