Sadhguru: Neste país, especialmente no sul da Índia, você não sairia de casa pela manhã sem tomar um banho. Mas hoje, tenho certeza de que muitas pessoas, por exemplo em Chennai, estão pulando o banho porque não há condições para tal. Se eles conseguirem água potável para si e para sua família, eles são afortunados. Essa situação aconteceu porque na bacia do rio Cauvery, que representa oitenta e três mil quilômetros quadrados, nós removemos oitenta e sete por cento da cobertura vegetal nos últimos cinquenta anos. Então agora, hoje, Cauvery se esgotou em mais de quarenta por cento.

Nós lançamos o Cauvery Calling, que é um plano econômico com um impacto ecológico significativo. Queremos plantar 2 bilhões e 420 milhões de árvores para cobrir um terço da bacia do Cauvery. A única maneira que isso pode ser feito é mudar para a agrofloresta. No momento, em Tamil Nadu, convertemos 69,760 agricultores para agrofloresta e, em cinco a sete anos, seus rendimentos aumentaram de trezentos a oitocentos por cento. O aspecto mais importante da agrofloresta é que ela é financeiramente lucrativa para o agricultor e o deixa de mãos livres. Ele não precisa mexer em sua fazenda todos os dias. Ele pode fazer várias outras atividades. Esse potencial humano de quem nós somos pode ser explorado de muitas maneiras diferentes.

Isso se torna importante porque, de qualquer maneira, a maioria dos filhos dos agricultores passou pelo ensino compulsório e agora eles não podem ser agricultores. Neste tipo de educação, você não pode reprová-los até o ensino médio. No ensino médio, muitos não sabem nem contar de um a cinco. Depois disso, eles começam a ser reprovados e desistem. Existem milhões de jovens assim no país que não são qualificados para nada. Eles têm quinze anos de idade e não têm nem competência para seguir para o ensino universitário, nem são capazes de trabalhar na lavoura. Mas eles têm a atitude dos educados sem nenhum senso de educação dentro de si. Depois que um garoto estuda até os dezoito anos, você acha que ele é capaz de ir e arar a terra? Ele nem tem a aplicação mental nem a força física para fazê-lo.

Portanto, o mais importante é mover as pessoas dessa agricultura de 3 a 4 meses de trabalho intenso, para a agricultura de longo prazo. Caso contrário, todos eles venderão suas terras e imóveis. Se a terra tiver que ficar nas mãos do agricultor, você deve optar por colheitas de ciclos longos.

Micro-Irrigação Nas Mãos da Indústria

Outra maneira de liberar as mãos dos agricultores é através da micro irrigação. Em Tamil Nadu, por exemplo, ainda estamos em grande parte irrigando por inundação, que é a maneira mais cruel de usar a água. Não é bom nem para a terra nem para a própria plantação. Se você colocar tanta água em um só lugar, o solo será lixiviado e toda a bioatividade no solo será reduzida. Hoje existem maneiras mais eficientes de praticar a agricultura. Em muitas nações, as pessoas estão cultivando as mesmas colheitas e obtendo melhores rendimentos do que nós, usando apenas dez a vinte por cento da água que estamos usando. Eles estão fazendo isso através da micro-irrigação e de várias outras maneiras.

O governo central prometeu alocar 50 bilhões todos os anos para micro irrigação, mas o problema é que a escala da agricultura individual neste país é pequena. Sem consolidar terras agrícolas, se você fizer micro-irrigação para cada agricultor, isso não funcionará, porque cada um precisa estabelecer um filtro e ter um poço de perfuração, e no final o investimento em irrigação é muito alto. É isso que está matando o agricultor.

Uma coisa fundamental que precisa acontecer é que a irrigação deve passar do agricultor para uma indústria bem informada ou setor corporativo. Se o agricultor tiver apenas que pagar aluguel pela irrigação, todos os campos poderão ser irrigados. E a irrigação também inclui fertilização. Agora, todo agricultor terá uma colheita melhor e, com muita facilidade, será possível aumentar sua renda pelo menos três vezes em questão de três a quatro anos.

 

micro-irrigation

Deixando os Agricultores Perderem Suas Terras

freeing-farmers-hands-agroforestry-micro-irrigation-ploughing-the-field-pic.jpg

 

No momento, os agricultores estão indo para a terra todos os dias. Uma razão é para afirmar que esta é sua terra. Ele é o dono, o pai era dono, o avô era dono, mas ainda assim todos os dias ele tem que ir lá e provar que essa terra é dele, caso contrário alguém começará a arar sua terra. Uma coisa que podemos fazer é mapear tudo digitalmente e colocar em formato. Queremos reunir 10,000 a 50,000 agricultores e criar um sistema de irrigação integrado. Se você fizer isso, o agricultor não precisará ir à terra todos os dias.

Outra razão pela qual ele vai à fazenda é apenas para ligar a bomba. A micro-irrigação pode causar uma grande revolução na liberação das mãos dos agricultores. Agora, um agricultor pode ir para sua terra apenas sessenta a sessenta e cinco dias em um ano e efetivamente cultivar duas colheitas. Isso significa que por trezentos dias em um ano, as mãos de quinhentos milhões de pessoas ficarão livres. Então a quantidade de indústria auxiliar - arte, música e várias outras coisas que você pode fazer neste país - será fenomenal.

 

caca-blog-banner

 

Nota do Editor: Cauvery Calling é uma campanha para apoiar os agricultores no plantio de 2 bilhões e 420 milhões de árvores e salvar o rio Cauvery. Isso aumentará a retenção de água na bacia, enquanto melhora em cinco vezes a renda dos agricultores. Contribua para plantar árvores. Visite: CauveryCalling.Org 

#CauveryCalling