Neste guia abrangente para os fundamentos do hatha yoga, o yogi e místico Sadhguru nos introduz a esta ciência fenomenal. Em uma série de artigos, ele corrige muitos mal-entendidos sobre o processo e explora como podemos nos beneficiar ao máximo do que o Hatha Yoga tem a oferecer.

Sadhguru: Quando você experimenta tudo como unidade em sua consciência, então você está em yoga. Para alcançar essa união dentro de você, existem muitos caminhos. Você trabalha com o corpo, depois você muda para a respiração, depois para a mente, e finalmente para o eu interior. Desta forma, muitos caminhos foram criados, mas eles são apenas facetas diferentes do yoga. É importante que todos sejam abordados de forma muito equilibrada, todos ao mesmo tempo, como uma única unidade. Realmente não há divisão como tal; o yoga se ocupa de todos os aspectos de quem você é.

O corpo é uma grande parte de quem você é agora. A ciência de usar o corpo para acelerar seu processo evolutivo é o hatha yoga. O próprio corpo tem suas próprias atitudes, seu próprio ego, sua própria natureza. Digamos que você tenha se decidido: “A partir de amanhã, eu vou me levantar às 5 horas da manhã e dar um passeio". Você ajusta o alarme. O alarme toca. Você quer se levantar, mas seu corpo diz: "Cale a boca e durma". Ele tem suas próprias maneiras, não é? Hatha yoga é uma maneira de trabalhar com o corpo, de disciplinar, purificar e preparar o corpo para níveis mais altos de energia e possibilidades.

A ciência do hatha yoga

Hatha yoga não é um exercício. Compreender a mecânica do corpo, criar uma certa atmosfera e, em seguida, usar posturas corporais para direcionar sua energia em direções específicas é o que o significa hatha yoga ou Yogasanas. "Asana" significa "postura". Esse tipo de postura que lhe permite alcançar sua natureza mais elevada é o Yogasana. Existem outras dimensões para isso, mas, para colocar de maneira mais simples, apenas observando a maneira como alguém está sentado, você quase pode saber o que está acontecendo com ele, caso você o conheça há um bom  tempo. Se você se observar, quando você está com raiva, você senta de um jeito; se você está feliz, senta-se de outro jeito; se você está deprimido, você se senta de outra maneira. Para cada nível diferente de consciência, ou situação mental e emocional pela qual você passa, seu corpo, naturalmente, tende a assumir certas posturas. O inverso disso é a ciência dos asanas. Se você conscientemente colocar seu corpo em diferentes posturas você pode elevar sua consciência.

Dedicar uma certa quantidade de esforço e de tempo para fazer com que o corpo não se torne uma barreira, é importante.

O corpo pode se tornar um meio para o seu crescimento espiritual ou pode se tornar uma grande barreira. Suponha que alguma parte do seu corpo — sua mão, perna ou costas, por exemplo — esteja doendo. Quando está doendo muito, é difícil aspirar por algo mais elevado, porque a dor se torna a coisa mais importante. Agora mesmo, se você tem uma dor nas costas, a coisa mais importante no universo é sua dor nas costas. Outras pessoas podem não entender, mas para a pessoa que está passando por isso, essa é a coisa mais importante. Mesmo que Deus apareça, você pedirá para que a sua dor nas costas vá embora! Você não pedirá mais nada, porque o corpo físico tem grande poder sobre você. Se ele não estiver funcionando bem, ele pode levar embora todas as outras aspirações da sua vida. O que quer que você queira, todos os seus desejos simplesmente desaparecem quando o corpo começa a doer — porque olhar além dessa dor requer uma enorme quantidade de força, que a maioria das pessoas não possui.

Existem milhares de pessoas que superaram problemas de coluna fazendo asanas simples. Mesmo em casos em que médicos lhes disseram que, definitivamente, eles precisariam passar por uma cirurgia, eles nunca precisaram. Sua coluna pode ser restaurada para uma condição tão excelente que você nunca precisará ir a um quiroprático. Não é apenas a sua coluna que se torna flexível, você também se torna flexível. Uma vez que você é flexível, você está disposto a ouvir não apenas o que alguém tem a dizer, você está disposto a ouvir a vida. Aprender a ouvir é a essência de uma vida sensata.

Dedicar uma certa quantidade de esforço e de tempo para fazer com que o corpo não se torne uma barreira, é importante. Um corpo dolorido pode se tornar um grande obstáculo e, da mesma maneira, um corpo compulsivo também. As compulsões simples, sejam elas em função do corpo querendo se aliviar ou sobre a luxúria, podem lhe dominar com tanta força que elas não permitirão que você enxergue além; o corpo físico se torna uma entidade importante. O corpo é apenas uma parte de você; não deve se tornar o todo do que é você. Os asanas nivelam o corpo ao seu lugar natural.

Hatha yoga prepara o corpo

Outro aspecto do Hatha Yoga é que, quando se quer adentrar dimensões mais profundas de meditação, é ele que permite uma maior possibilidade de energia. Se você quer que suas energias aumentem, é muito importante que os canais condutores do corpo estejam favoráveis. Se eles estiverem bloqueados, não funcionarão, ou então, algo irá se romper. Preparar suficientemente o corpo antes de entrar em formas mais intensas de meditação é muito importante. O hatha yoga garante que o corpo conduza isso com delicadeza e alegria.

Hatha Yoga não significa torcer o corpo, ficar de ponta cabeça ou prender a respiração.

Para muitas pessoas, o crescimento espiritual acontece muito dolorosamente, porque a preparação necessária não foi feita. A maioria dos seres humanos, infelizmente, deixou-se viver em uma condição em que as situações externas os moldam e os dirigem. Seja através da sabedoria do mundo ou de possibilidades espirituais, elas só percebem quando são nocauteadas pela vida. Mesmo assim, apenas alguns se tornam sábios; outros ficam feridos. É essa possibilidade, de transformar uma ferida potente em uma fonte de sabedoria, que leva alguém a um estado de liberdade. Se fizer a preparação necessária, pode ser uma experiência muito agradável e maravilhosa de crescimento. Mas para a maioria das pessoas no mundo, o crescimento acontece dolorosamente; poucas pessoas crescem alegremente. Está se tornando uma norma no mundo que o crescimento deve ser doloroso. Ele pode ser feito com alegria, mas como o corpo e a mente não foram preparados, toda mudança acontece dolorosamente. Assim, os asanas preparam você para o crescimento e a transformação, equipando-o com uma base sólida.

Hoje em dia, o hatha yoga que as pessoas estão aprendendo não está sendo apresentado em sua forma clássica, nem em profundidade e nem em dimensão. Em grande parte, o "yoga de estúdio", que você vê hoje, infelizmente, mostra apenas o aspecto físico. Apenas ensinar o aspecto físico do yoga é como ter um bebê que já nasce morto. Isso não é apenas ruim, é uma tragédia. Se você quer um processo vivo, ele precisa ser ensinado de uma certa maneira.

Hatha yoga não significa torcer o corpo, ficar de ponta cabeça ou prender a respiração. Houve um tempo em que eu pessoalmente ensinava hatha yoga como um programa de dois dias. As pessoas explodiam de alegria, lágrimas de êxtase surgiam apenas ao fazerem os asanas. É assim que o yoga precisa ser feito. Infelizmente, o hatha yoga hoje traz paz para alguns, traz saúde para outros e é um doloroso circo para muitos.

A maioria dos yogis usam as posturas simples para quebrar as limitações daquilo que eles são. Isso foi tudo o que eu aprendi quando tinha 11 anos de idade — apenas algumas posturas simples. É apenas a maneira como a postura é feita que faz a diferença.

Guia Hatha Yoga 

O Básico

Uma introdução à Origem do Yoga
Sadhguru conta a história de Shiva, o primeiro yogi e guru, e como ele transmitiu yoga para seus primeiros sete discípulos, os Saptarishis.

The Guru-Shishya Paramparya
Sadhguru observa a importância do relacionamento Guru-shishya ou Mestre-discípulo, e como ele continua até os dias atuais.

The Science of Hatha Yoga
Sadhguru explica que o Hatha Yoga não é um sistema de exercício físico, mas um processo fenomenal para preparar o corpo para maiores possibilidades.

Asanas e Surya Namaskar

Surya Namaskar – How It Really Works For and Benefits You
Sadhguru analisa como o Surya Namaskar é um poderoso processo yóguico e dá algumas dicas sobre como desfrutar dos benefícios máximos de sua prática.

Surya Kriya and Surya Shakti
Sadhguru fala sobre Surya Kriya e Surya Shakti, dois "irmãos" pouco conhecidos de Surya Namaskar, que oferecem benefícios diferentes.

Surya Kriya – Living Without Friction
Surya Kriya é uma prática muito mais ativa e poderosa do que a "irmã" Surya Namaskar. Sadhguru explica como isso pode nos ajudar a criar uma vida livre de fricção.

Yoga Asanas – Align With the Divine
Sadhguru analisa como um asana é uma forma dinâmica de meditação e não uma manobra de ginástica impressionante.

Yogasanas – Creating Health, Joy and Blissfulness
Sadhguru analisa como o yogasanas é um processo poderoso para melhorar a percepção e criar uma química de saúde, alegria e bem-aventurança.

Why Yogic Practices are Often Done in Sets of Three
Sadhguru explica a ciência por trás do por que o "3" é um número tão significativo para as práticas de yoga e porque muitos asanas são realizados em conjuntos de três.

Coisas que você não deve fazer

Why You Shouldn’t Speak During Asanas
Sadhguru explica porque falar enquanto você está no seu asana não apenas perturba a prática, mas também pode causar grande dano ao seu sistema.

Why You Shouldn’t Drink Water While Practicing Yoga
Sadhguru analisa como os asanas podem gerar "ushna" ou calor no corpo, e beber água durante os asanas pode causar danos ao sistema.

Why An Empty Stomach is Essential for Practice
Sadhguru observa que fazer yoga com comida no estômago pode inibir sua prática e o fluxo ascendente de energias.

Aprofundando sua Prática

Classical Yoga: The Right Conditions
Sadhguru analisa como podemos estabelecer as condições certas para iniciar e continuar nossa prática — desde banhos, frequência da prática até o uso de espelhos.

What Kind of Clothes Should You Wear For Yoga?
Sadhguru analisa como a roupa de material orgânico pode fazer uma diferença fenomenal em sua prática e experiência.

Flexibility During Asanas
Um olhar sobre o que causa a inflexibilidade no corpo e o que podemos fazer para reduzir essa rigidez no corpo e na mente.

The Sequence of the Asanas
Sadhguru analisa como a sequência de asanas idealizada no Isha Hatha Yoga School surge de uma observação atenta de como o sistema humano funciona.

Sitting Still – Settling the Mind and Body
Sadhguru analisa o que é preciso para se sentar totalmente quieto e como a sociedade moderna está cultivando as mentes humanas de um modo completamente errado.

Auxiliando suas Práticas

The Benefits and Uses of Neem, the “Wonder Leaf”
A folha de neem tem vários benefícios e usos medicinais e é um composto natural versátil. Sadhguru analisa como é bom para a saúde e também para aqueles que estão em um sadhana yóguico.

Four Remarkable Health Benefits of Turmeric
Cúrcuma é outro produto natural muito benéfico que pode ser muito favorável para a saúde e também para o sadhana.

How Is Honey Good For You – A Yogic Perspective
Sadhguru analisa os muitos usos do mel e as melhores maneiras de consumi-lo.

Foods to Avoid
Observamos alguns alimentos comuns que podem não ser adequados para uma boa saúde e oferecemos algumas alternativas para eles.

5 Tips For Healthy Eating
Sadhguru analisa como não é apenas sobre o que comemos, mas também como comemos.

Práticas de Isha Hatha Yoga

Angamardana – Mastering Your Limbs
Angamardana é um sistema único de yoga oferecido no Isha que fortalece tanto o sistema físico quanto o energético.

Upayoga – Understanding Your Body
Upayoga ou "sub"-yoga é um sistema introdutório que ativa o corpo, a mente e as energias, permitindo que se viva uma vida plena.

Learning in the Right Ambience
Sadhguru fala sobre como aprender hatha yoga no espaço certo pode ter enormes benefícios, e pode ser um grande apoio em sua jornada.

21-Week Hatha Yoga Teacher Training: A Week-by-Week Journey
Acompanhamos os formandos durante o treinamento de professores de 21 semanas de Isha Hatha Yoga e exploramos como suas vidas e perspectivas sobre yoga mudaram durante o programa.

21-Day Isha Hatha Yoga Program
Os participantes do programa intensivo de 21 dias de Isha Hatha Yoga compartilham suas experiências.

Nota do editor: Os programas Isha Hatha Yoga são uma extensa exploração do hatha yoga clássico, que revive várias dimensões desta antiga ciência que estão, em grande parte, ausentes no mundo de hoje. Estes programas oferecem uma oportunidade inigualável de explorar Upa-yoga, Angamardana, Surya Kriya, Surya Shakti, Yogasanas e Bhuta Shuddhi, entre outras práticas yóguicas potentes.