Estresse Empresarial: Lidando com as Expectativas

Estudos mostram que uma das principais causas do estresse entre os empresários surge ao se ter que lidar com as expectativas. Em uma entrevista à Forbes, Sadhguru respondeu a uma pergunta sobre esse assunto.
 

A primeira quarta-feira de novembro é comemorada como o Dia da Conscientização do Estresse. Estudos mostram que uma das principais causas de estresse entre os empresários surge ao se ter que lidar com as expectativas. Em uma entrevista à Forbes, Sadhguru respondeu a uma pergunta sobre esse assunto. Vamos ver o que ele tem a dizer.

Participante: Um ponto de estresse principal para qualquer gerente ou empreendedor é gerenciar os relacionamentos entre o grupo. Afinal, muitas empresas começam com amigos e familiares. Constatamos que empreendedores passam por muito estresse e ansiedade quando estão construindo sua empresa, especialmente quando a empresa está indo bem. Todo o fardo das expectativas sociais - seja de familiares, amigos ou até mesmo da mídia - pode ser bastante trabalhoso. Que conselho você daria aos empreendedores que têm de lidar com o equilíbrio nos relacionamentos e ainda manter o foco no desempenho?

Sadhguru: Uma coisa que empreendedores devem entender é o significado de ser um empreendedor. Um empresário é alguém que escolheu fazer o que ele quer com sua vida. Quando você está fazendo o que quer com sua vida, essa é a maior alegria que você pode ter. Mas, lentamente, você esquece que está fazendo o que quer. Você começa a trabalhar para as expectativas de outra pessoa. Esse não é o caminho. O significado de ser um empreendedor é que você está fazendo o que você quer fazer, e você deve continuar a fazer isso por toda a sua vida. O sucesso não é apenas em termos de tamanho. O sucesso também deve ser visto em termos de encontrar uma expressão completa de quem você é, de suas capacidades e de sua competência. Se qualquer ser humano encontra plena expressão de quem ele é, sempre encontrará sucesso. Se você se comparar a alguém em outra área ou cenário de atividade completamente diferente e juntar os números, esses números podem ser maiores - esse não é o ponto. Na área da sua vida, encontrar expressão plena é o sucesso.

O significado de ser um empreendedor é que você está fazendo o que você quer fazer, e você deve continuar a fazer isso por toda a sua vida.

Portanto, não há necessidade de ser pressionado por grupos de colegas, mídia, isto e aquilo, contanto que você seja capaz de encontrar uma expressão completa de quem você é através do trabalho que está fazendo e, acima de tudo, estabelecer seu modo de ser. Um empreendedor faz algo que lhe interessa, que ele quer fazer. Então, isso importa para ele. Seu trabalho é importante. Uma vez que seu trabalho é importante, o mais importante é que você trabalhe a si mesmo Isso é algo que está faltando, completamente. Gerir uma empresa essencialmente significa que você está gerenciando milhares de mentes. Se você não consegue gerenciar a sua, como administrará a deles? Se você gerencia a sua, onde estará a questão da pressão? Onde estará a questão do estresse? Não existe tal coisa. O trabalho não é pressão. O trabalho não é estresse. É a sua incapacidade de gerenciar a si mesmo que é o estresse.

A maioria das pessoas pensa que é o seu trabalho, a sua família, as suas situações de vida, os impostos e as contas não pagas que estão causando estresse. Mas essencialmente, o estresse é a sua incapacidade de gerenciar seu próprio sistema - seu corpo, mente, emoções e energia.

O estresse é como o atrito em uma máquina. Em outras palavras, não há lubrificação suficiente no sistema para funcionar de forma suave e fácil. Na vida de todos ocorrem situações, mas cada pessoa as gerencia de uma forma diferente, dependendo de quão suavemente seu próprio sistema funciona dentro de si. Se você souber administrar esse mecanismo humano, não há questão de estresse. O quanto você é bem sucedido no mundo depende, essencialmente, de como seu mecanismo é livre de atritos. Você pode trazer seu sistema para um estado de não atrito com práticas simples. As ciências do yoga oferecem ferramentas para uma vida livre de estresse.

Nadi Shuddhi – Yoga Para Paz

 

 

O termo “Nadi Shuddhi” significa literalmente limpar os nadis (canais de energia). Aqui, não estamos falando dos 72.000 nadis. Esses 72.000 são apenas uma ramificação dos dois nadis básicos, o pingala - o canal de energia direito ou masculino - e o ida - o canal de energia feminino ou esquerdo. Esta é a fisiologia energética de um ser humano.

Com Nadi Shuddhi, estamos falando sobre a limpeza do pingala e do ida para que o sistema de energia funcione em equilíbrio. Existe uma conexão entre a sua respiração e a sua estrutura mental. Trazer equilíbrio ao seu pensamento é um passo muito importante que você precisa dar se quiser equilibrar sua atividade, sua emoção, os resultados de sua vida e o impacto que você tem na vida dos outros.

Nota do editor: Siga INSIGHT no Twitter e no Twitter e LinkedIn.

itsaboyd @Flickr

 
 
 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1