Cultivando Consciência

Sadhguru observa como podemos usar nossos gostos e desgostos para cultivar a consciência, de modo que ela se infiltre em todos os aspectos da nossa vida.
Bewusstheit kultivieren
 

Sadhguru observa como podemos usar nossos gostos e desgostos para cultivar a consciência, de modo que ela se infiltre em todos os aspectos da nossa vida.

Sadhguru: Todos fazemos escolhas, mas escolhas feitas sem consciência são compulsões. Digamos que você fique com raiva agora. Isso, na verdade, foi escolha sua ficar com raiva. De alguma forma, você acredita que essa é a maneira de lidar com a situação, mas a escolha é feita com tal inconsciência que se trata de uma compulsão. Ela está acontecendo compulsivamente em um nível diferente. Então você está vivendo por escolha, mas escolhas estão sendo feitas sem consciência - são escolhas inconscientes. A coisa toda se trata de mudar na direção de fazer escolhas conscientes.

A ideia de cultivar a consciência é para que ela se infiltre lentamente em sua vida. Uma coisa que ela faz é, ela melhora a qualidade de sua vida.

Mesmo com um simples ato, como acordar de manhã, a escolha inconsciente é de que você não quer acordar. Quando o sol nasce, você quer puxar o lençol um pouco mais para cima para cobrir o seu rosto. Esta é a escolha inconsciente. Seu corpo físico quer continuar na cama por mais um tempo. Por muitas razões, ele não quer se levantar. Há tantos aspectos da vida e tantas limitações em sua experiência de vida que, de muitas maneiras, inconscientemente, você não fica muito animado com o dia.

Digamos que você planejou fazer um piquenique amanhã. Naquele dia, você acordaria antes mesmo do sol nascer. Conscientemente, você decidiu no dia anterior e está animado. Você está ansioso pelo dia de amanhã. É uma experiência alegre. Se não fosse o caso, inconscientemente, você tentaria puxar o lençol para cobrir o seu rosto, porque essa luz não seria algo que você estaria esperando. Com a luz vem os preços das ações de hoje, com a luz vem os problemas de hoje, com a luz vem o mundo inteiro entrando em sua vida. Você estaria inconscientemente tentando se proteger disso.

Mas agora nós fazemos uma escolha consciente de acordar. Mesmo depois que você acorda, a escolha inconsciente é de que você quer beber uma xícara de café. O corpo se sente confortável com isso. Mas agora você pode fazer uma escolha consciente: "Não, vou tomar um banho frio e fazer o meu yogasanas.”

Fazendo o que é Desconfortável

Uma razão pela qual os caminhos ascéticos foram estabelecidos é simplesmente por causa disso: você começa a fazer coisas que não são naturalmente confortáveis para você. Se você tem que fazer algo que não gosta, você só pode fazê-lo conscientemente. Não há outra maneira. Coisas que você gosta, você pode fazer compulsivamente, mas coisas que você não gosta, você só pode fazer conscientemente. Essa é a razão do caminho ascético. Você começa a fazer tudo conscientemente. Não há outro jeito de ser. Você está praticando como ser consciente em várias situações de sua vida.

Quando o sol nasce, você quer puxar o lençol um pouco mais para cima para cobrir o seu rosto. Esta é a escolha inconsciente.

Quando você está com fome, o desejo natural é de pegar comida e comer. Mas você faz uma escolha consciente, "Estou com muita fome, mas não vou comer.” Para evitar a comida, não há outra escolha a não ser estando consciente disso. Para comer, você não precisa de consciência, você pode simplesmente ir lá e comer quando tiver fome. Coisas simples como essa são colocadas na vida para que você comece a fazer as coisas de maneira mais consciente.

Talvez inicialmente sua consciência seja de apenas meia hora por dia, mas gradualmente você está trazendo consciência para vários aspectos da vida. A ideia de cultivar a consciência é para que ela se infiltre lentamente em sua vida. Uma coisa que ela fará é melhorar a qualidade de sua vida. Mas isso não é tudo. O aspecto principal é que, se você consegue manter a consciência em vários tipos de situações da vida, somente assim você se tornará capaz de estar consciente naquele momento em que você tiver que se separar do corpo. Caso contrário, isso nunca despertará em sua vida.

Nota do editor: O eBook "Inner Management" contém mais da sabedoria do Sadhguru sobre abrir uma nova dimensão que nos liberta de influências externas. Coloque "0" no campo de preço para baixar gratuitamente.

Inner Management