Estudante: Sadhguru, eu estou na décima série e as pessoas dizem que, com essa idade, eu deveria, pelo menos, ter uma ideia aproximada do que farei no futuro. Pensei em algo, mas não tenho certeza se essa é a coisa certa que eu deveria fazer. Como lidar com esse tipo de situação?

Sadhguru: Aqueles que pensam muito sobre o seu futuro apenas continuarão pensando no próprio futuro. Você não precisa pensar no seu futuro. Faça bem o seu presente — o futuro vai acontecer para você. Se você pensar muito sobre o futuro, o futuro será adiado, e, em seguida, o “futuro final” chegará — que é um funeral.

Equipe-se

Você não tem que tomar uma decisão agora com sua limitada experiência e exposição à vida. Você só precisa se equipar — prepare, no mais alto nível, seu corpo, seu cérebro e sua capacidade de entender as coisas. Nós não sabemos o que está por vir. E nada precisa vir em nosso caminho. Talvez nós criaremos algo que ninguém fez até agora.

Se você começar a pensar agora "o que eu devo fazer no futuro?", você fará alguma coisa boba que as pessoas já fizeram. A ideia de futuro das pessoas é: "Eu vou me tornar um médico, eu vou me tornar um engenheiro". Isso é apenas sobre ter um melhor meio de subsistência. Eu quero que as crianças que crescem nesta escola nunca se preocupem com o sustento. Você tem cérebro suficiente em sua cabeça.  Você não precisa se preocupar com seu sustento. Se você não se situar no mundo, volte para mim. Eu vou cuidar de você. Eu vou te dar algo maravilhoso para fazer.

A maioria das instituições de ensino, hoje em dia, é totalmente insensível a qualquer tipo de genialidade. Se você mostrar qualquer tipo de capacidade, eles não gostarão disso. Eles querem que você faça isso, isto e aquilo. Se você fizer outra coisa, eles dizem: "Não". Muitas pessoas no planeta que fizeram coisas incríveis são, infelizmente, aquelas que abandonaram a escola. Isso não é porque elas tinham uma aversão à escola, mas porque a escola tinha aversão a gênios.

Quando nós criamos o Isha Home School, esta foi a receita básica que eu dei: "Você tem que reconhecer a genialidade. O mundano vai acontecer de qualquer maneira. De alguma forma, todo mundo vai encontrar um emprego. Essa não é a questão. O que importa, enquanto vida, são as grandes coisas que aconteceram com esta vida”.

Não se preocupe com o seu futuro. Apenas faça muito bem o presente. O futuro florescerá.

Nota do Editor: Faça o download do e-book "Inspire Your Child, Inspire the World,” para saber mais sobre a sabedoria de Sadhguru sobre parentalidade. Digite "0" no campo de preço para fazer download gratuito.