Como Hatha Yoga Pode Ajudar a Sua Mente

Sadhguru analisa como o hHatha Yoga traz precisão ao corpo e à mente, e nos dá algumas técnicas para se apropriar desse processo.
 

Pergunta: Eu tenho dificuldade em memorizar. Ser receptivo à transmissão oral é muito desafiador para mim. Você poderia dizer algo sobre isso?

Sadhguru: Tudo o que você vê, ouve, cheira, saboreia e toca é gravado. Não há problema de memorização. Digamos que eu te trate mal agora, você se lembrará disso por toda a sua vida. Você tem uma memória ótima, mas você só se lembra de palavrões. O problema é apenas sua incapacidade de recuperar certas partes de sua memória quando você precisa delas. Você não é capaz de selecionar o que você quer. Esta é apenas uma questão de clareza, não de memória. Se dissermos que um telefone tem pouca memória, isso significa que ele tem capacidade limitada para gravar. Por outro lado, se eu pressionar “2” e mostrar “5”, o problema não é falta de memória, mas um teclado ruim. Seu problema também é uma questão de "teclado ruim". Não há necessidade de consertar a memória - tudo que você experimenta é gravado. Você não é capaz de recuperar as informações corretas - esse é o problema.

Trazendo precisão à vida

Temos que trabalhar no aspecto da clareza. O que é que nos dá clareza mental? Uma coisa simples que você pode fazer para melhorar a clareza é lidar com tudo que você faz com uma certa precisão. Hatha Yoga é sobre precisão - como seus pés devem ser posicionados, onde suas mãos devem estar, como você deve manter sua cabeça, como você se move, como você organiza as coisas que você trouxe consigo e assim por diante. Se você trouxer precisão para sua atividade, haverá precisão em sua mente. Você precisa praticar a precisão em todos os aspectos da sua vida. Como o seu quarto deve estar, de que forma você vai para a cama - tudo. Traga a meticulosidade que você aplica ao fazer um asana para a sua vida. Você verá, lentamente, a mente se tornará muito clara. Você será meticuloso em tudo.

Hatha Yoga é sobre precisão. Se você trouxer precisão para sua atividade, haverá precisão em sua mente.

A partir de agora, uma prática simples que você pode fazer é, quando você se levantar, quando se sentar ou andar, faça tudo com precisão e atenção. Conscientemente registre tudo o que está ao seu redor. Por exemplo, há cinco colunas aqui, uma grande rocha, um lago, outras quatro colunas, uma porta. Qual é a altura? Parece ter quatro metros. Apenas pratique isso com tudo. Quantos passos daqui para lá? Não conte "um, dois ..." - comece a andar e observe "Ok, acho que são três", outros três e mais três. Depois de alguns dias, faça intervalos de quatro, cinco ou onze - sem pensar, você deve saber lentamente quando andou doze passos. Isso é yoga. Este processo acontecerá depois de algum tempo por si só.

A precisão que você tenta trazer para o seu corpo, traga para a sua mente. Deixe a mente imitar o corpo. Você vai ver, a clareza virá naturalmente.

Nota do editor: Mais informações sobre Sadhguru estão disponíveis no Guia Hatha YogaPara encontrar um professor de Isha Hatha Yoga perto de você, visite o Teacher Finder.

Este artigo é baseado em um trecho da edição de fevereiro de 2015 da revista Forest Flower. Pague o que quiser e faça o download. (defina "0" para download grátis). As assinaturas estão disponíveis.