Explorando Como o Corpo e a Mente Funcionam

Sadhguru responde a uma pergunta sobre como ter maestria sobre a mente. Ele analisa como os asanas são um processo de exploração de como o corpo e a mente funcionam.
Explorando Como o Corpo e a Mente Funcionam
 

Sadhguru responde a uma pergunta sobre como ter maestria sobre a mente. Ele analisa como os asanas são um processo de exploração de como o corpo e a mente funcionam.

Participante: Namaskaram, Sadhguru. Sempre que tento impedir qualquer emoção negativa, como a raiva, ela apenas se torna mais forte. Como posso ter o controle de como a minha mente funciona?

Sadhguru: Se você tentar parar o que você não quer, acontecerá somente isso. Esta sempre foi a natureza de sua mente, e da mente humana como tal. Todo o sistema do yoga é sobre explorar experimentalmente a natureza do seu corpo e da sua mente. Quando você acorda de manhã e faz seus asanas, não é porque é um exercício de alongamento, como muitos idiotas do planeta o descrevem. Sim, você tem que se alongar para realizá-lo, mas, fundamentalmente, é uma exploração do seu corpo e da sua mente. Porque o maior problema em sua vida é, você está tentando viver aqui sem ter uma compreensão de dois veículos básicos sem os quais você não pode passar por esta vida - o corpo físico e a mente.

Quão confortavelmente você viaja pela vida depende de quão profundamente você compreende seu corpo e sua mente. Para que a viagem seja confortável, o veículo tem que ser bom e você deve entender o veículo - como ele se comporta, o que faz e por quê ele faz o que faz. Isso não é iluminação - isso é necessário mesmo que você queira apenas viver uma vida de ignorância. Eles costumavam dizer: "a Ignorância é uma benção" - se isso fosse verdade, o mundo deveria estar radiante agora.

Mesmo que você tenha escolhido ser ignorante, porque acha que é o bem-estar supremo, para caminhar por este mundo, você deve ter uma compreensão deste corpo e desta mente. Caso contrário, fazer qualquer coisa é um problema. Eu não vou entrar, intelectualmente, nisso ainda mais, porque então você ficaria todo tenso. É por isso que o sistema yogi é uma exploração experiencial, sem tentar entrar nisso intelectualmente.

Asanas - Explorando como o corpo e a mente funcionam

Quando você faz seus asanas, você explora a natureza do seu corpo e de sua mente. Se você mexer seus dedos de uma determinada maneira, sua mente funcionará de acordo. Tudo o que você faz com seu corpo, provoca algo com sua mente. Você não chegará a esse entendimento lendo um livro. Ele virá a você apenas através da exploração. Se você fechar os olhos e tentar retirar à força alguma coisa da sua mente, nunca terá sucesso.

Esta é a mais básica e, ao mesmo tempo, a mais importante realização a que todos precisam chegar. Sem essa percepção, você fará uma bagunça completa de si mesmo. Se você não é tão afiado em sua mente, tudo ficará bem. Mas, se você for afiado, vai se cortar por completo, e antes que alguém possa te salvar, você estará mutilado. Todos os dias, esses seres humanos mutilados vêm a mim e dizem: “Sadhguru, estou interessado em iluminação.” Primeiro remedeie as feridas, ou pelo menos pare de causar outras feridas, porque você tem uma faca muito afiada.

Mesmo para se barbear, muitos homens cortam o próprio rosto. Eu tenho visto pessoas sangrando no rosto, porque querem fazer um corte perto e acabam mais perto do que o planejado. Compreender os fundamentos, compreender como a sua mente funciona, não vem de uma análise intelectual - é uma exploração. O que você precisa fazer é manter seu corpo em uma postura e observar a sua mente funcionando de uma determinada maneira. Mantenha seu corpo em outra postura e observe sua mente funcionando de uma maneira diferente.

Quando você faz seus asanas, você explora a natureza do seu corpo e de sua mente.

Se você ficar em um asana e respirar corretamente, enquanto passa por esse processo, a mente entrará em vários estados. Essa exploração é o aspecto mais fundamental do yoga. Hatha Yoga não é o pico - é preparatório. Se você tentar ir ao pico sem essa etapa preparatória, você provavelmente terá um colapso. Pelo menos 80% da humanidade não será capaz de fazer qualquer tipo de meditação em sua vida, a menos que faça algum tipo de preparação física. O próprio modo que eles se sentam, o próprio modo em que movem seus corpos, está claro que eles não podem meditar, não importa o quanto tentem. Alguma quantidade de preparação física é necessária, porque corpo e mente não são duas coisas separadas - ou o seu cérebro está fora do seu corpo?

O que acontece com o seu dedo mindinho, acontece também com o cérebro. O que acontece com o cérebro, acontece também com o dedo mindinho. Funciona nos dois sentidos. O cérebro não é uma entidade separada por si só. Os médicos aprenderam sobre o corpo dissecando cadáveres - se você abrir um corpo morto e cortar os diferentes órgãos e mantê-los em lugares diferentes, tudo estará separado. Mas não é assim que o seu corpo é - é tudo um. Somente para um bisturi discriminativo as coisas são separadas, mas para um ser humano vivo, é tudo um. É por isso que o sistema yogi é projetado da maneira que é.

Como um experimento, tente resistir às coisas que você quer. Você verá que elas se manifestarão fortemente dentro de você. Se você quiser que algo aconteça, tente não fazer isso acontecer. Isso definitivamente vai acontecer. Isso é porque você está em um estado em que quando você quer colocar sua mente na primeira marcha, ela entra em marcha à ré. Esta não é a melhor maneira de fazer as coisas, mas você poderia experimentar isso para entender que é assim agora - se você resistir a algo, apenas isso acontecerá.

Fazendo seu sadhana - Isso funciona!

A partir de amanhã, levante-se às cinco horas da manhã, tome um banho frio e inicie o seu sadhana às 5:30, todos os dias. Depois de algum tempo, muitas coisas que foram um problema em sua mente terão desaparecido. Apenas faça o seu Hatha Yoga durante uma hora por dia - isso funciona. Mas se você quiser entender como funciona, qual é o mecanismo e o processo, é preciso muito esforço e tempo. Para fazer funcionar não é preciso muito. Mas se você quiser saber toda a complexidade do que faz acontecer, porque acontece da maneira que acontece, porque um asana em particular tem um efeito particular, então são vidas de estudo.

Aqueles que querem se beneficiar da tecnologia devem simplesmente aprender a usá-la. Para aqueles que querem saber a base e a ciência por trás da tecnologia, serão vidas de trabalho. Levei três vidas para entender como funciona. Estou supondo que você é mais inteligente do que eu, porque veio a mim e, depois de todas as coisas que faço - sem doçura, sem promessa de paraíso, sem milagres, nem mesmo uma palavra agradável, nenhum abraço, você ainda está aqui. Então, supondo que você seja inteligente, é uma vida inteira de trabalho.

Nota do editor: Extraído do discurso do Sadhguru no programa de treinamento de professores de Hatha Yoga de 21 semanas do Isha Hatha Yoga School. O programa oferece uma oportunidade incomparável para adquirir uma compreensão profunda do sistema yogi e a proficiência para ensinar o Hatha Yoga. A próxima sessão de 21 semanas começa em 16 de julho  e vai até 11 de dezembro de 2019. Para mais informações, visite www.ishahathayoga.com ou escreva para o email info@ishahatayoga.com

Este artigo é baseado em um trecho da edição de Dezembro de 2014 da revista Forest Flower. Pague o que quiser e faça o download. (defina '0' para baixar gratuitamente). As assinaturas impressas também estão disponíveis.