O exuberante festival de virar a noite do Mahashivratri vai ser celebrado esse ano dia 11 de março no Isha Yoga Center. Em preparação para o evento, reunimos uma lista de cinco fatos importantes sobre esta noite de tremendas possibilidades espirituais.

#1 Existe um aumento natural de energia no sistema humano

Sadhguru: O 14.º dia de cada mês lunar, um dia antes da lua nova, é chamado de Shivarathri. Nesse dia, existe um aumento natural na energia no sistema humano. O Shivarathri, que cai no mês de Magha no calendário Indiano (fevereiro e março) é chamado de Mahashivratri porque, particularmente nesse dia, existe uma assistência da natureza para elevar energias dentro do sistema. Todo o sistema do yoga e o processo espiritual em si visam aperfeiçoar o ser humano desde suas limitações até o ilimitado. Para que esse aperfeiçoamento aconteça, o processo mais fundamental é que haja uma ativação, um movimento ascendente de energia. Portanto, para todos aqueles que aspiram a ser um pouco mais do que são neste momento, o Shivarathri é importante, o Mahashivratri é de particular importância.

#2 Significa coisas diferentes para pessoas diferentes

Sadhguru: O Mahashivratri é significativo em vários aspectos. Para as pessoas que vivem em situações familiares, o Mahashivratri é reverenciado como o aniversário de casamento de Shiva. Para os ascéticos, é o dia em que ele se tornou um com o Kailash, ou seja, ele se tornou Achaleshwara e se fundiu com a montanha. Após milênios de meditação, ele se tornou tão imóvel quanto uma montanha e se tornou parte dela, fundindo-se e preservando todo o seu conhecimento no Kailash. Então, os ascéticos veem o Mahashivratri como um dia de quietude. Os ambiciosos pelas coisas do mundo o veem como o dia em que Shiva conquistou todos os seus inimigos.

#3 Manter a coluna ereta durante toda a noite abre muitas possibilidades

Sadhguru: Seja qual for a lenda, o significado do dia é que existe um movimento ascendente de energia no corpo humano. Portanto, esta noite nós queremos passar acordados, atentos, com nossa coluna ereta, para que, seja qual for o sadhana que estejamos fazendo, exista uma grande ajuda da natureza. Toda evolução em um ser humano é fundamentalmente um movimento ascendente de energia. Cada prática, cada sadhana que um sadhaka espiritual faz é somente para mover suas energias para cima.

#4 Celebrado como um festival de música e dança que dura toda a noite

O exuberante festival de virar a noite no Isha Yoga Center estabelece o ambiente ideal para se experienciar o Mahashivratri, com meditações explosivas e espetaculares apresentações musicais de artistas renomados, atraindo mais de um milhão de pessoas. Na presença de Sadhguru, esta inigualável extravagância celestial abre as tremendas possibilidades espirituais da noite. Apresentações ao vivo de artistas musicais de renome internacional, intercaladas com coloridas apresentações culturais e a própria banda da casa, Sounds of Isha, marcam a longa noite de celebração.

#5 Pancha Bhuta Aradhana é realizado na presença de Sadhguru

A base de toda a criação, incluindo o corpo físico, são os cinco elementos ou os pancha bhuta. O bem-estar do corpo e da mente podem ser estabelecidos purificando os cinco elementos dentro do sistema humano. Este processo também molda o corpo para se tornar um passo em direção ao bem-estar supremo, em vez de ser um obstáculo. Existe todo um sistema do yoga chamado bhuta shuddi, que significa a purificação dos elementos. Com o Pancha Bhuta Aradhana, Sadhguru abre uma oportunidade única para os devotos se beneficiarem dessa profunda ciência yóguica que, de outra forma, exigiria um intenso sadhana.