Sadhguru:  Para nutrir o ser humano em uma possibilidade maior, é muito importante como a água, o ar, a terra, o fogo e a quinta dimensão - que é a maior, o espaço ou akash - se comportam. O elemento fundamental é akash ou o espaço. É impróprio chamá-lo de quinto elemento, porque ele é o elemento. Todos os outros quatro apenas brincam nele.

Hoje, a ciência moderna está reconhecendo que existe algo chamado inteligência akáshika . Ou seja, o espaço vazio tem uma certa inteligência. Se esta inteligência funciona para você ou contra você, determinará a natureza de sua vida, seja você um ser abençoado ou alguém que vai ser nocauteado pelo resto de sua vida. Por nenhuma razão, algumas pessoas estão sendo marteladas pela vida, não é? Por nenhuma razão, algumas pessoas parecem ser abençoadas por tudo. Não é por nenhuma razão. É a sua capacidade - consciente ou inconscientemente - de conseguir a cooperação dessa inteligência maior que está funcionando.

Nota do Editor: Sadhguru fala sobre os registros akáshikos, e explica que é uma maneira de acessar uma fonte eterna de conhecimento, na dimensão não-física.

Akash: espaço,céu

Sky To Space - Andres Rueda@Flickr

Nota do editor: Extraído do discurso de Sadhguru no programa de treinamento de professores de Hatha Yoga de 21 semanas do Isha Hatha Yoga. O programa oferece uma oportunidade incomparável para adquirir uma compreensão profunda do sistema yogi e a proficiência para ensinar o Hatha Yoga. A próxima sessão de 21 semanas começa de 16 de julho a 11 de dezembro de 2019. Para mais informações, acesse www.ishahathayoga.com ou pelo email info@ishahatayoga.com