Sadhguru responde a uma pergunta sobre a importância do planejamento e a importância de saber até que ponto planejar.

P:Eu estou planejando minha vida e me perco nos meus planos, as coisas ainda não estão acontecendo do jeito que eu quero. O que eu faço?

Sadhguru: Um plano é algo que está em sua mente. Mas você só pode trabalhar com o que está em suas mãos. Quanto tempo você dedica ao planejamento, e quanto tempo vai para o trabalho, é algo que cada indivíduo precisa decidir, dependendo da natureza de sua vida. Se você faz parte da comissão de planejamento, você está apenas planejando - esse é o seu trabalho. Executá-lo é o trabalho de outra pessoa. Qualquer que seja o seu trabalho, a natureza da vida é tal que você só pode comer "agora", você só pode respirar "agora", você só pode viver "agora". Planejando também, você só pode fazer "agora". Você pode planejar sobre o amanhã, mas você não pode planejar o amanhã.

A Vida deve Acontecer de Acordo com um Plano?

Um plano é apenas uma ideia e todos os nossos planos vêm do que já sabemos. Nosso plano é uma versão melhorada do passado. Um plano é como pegar um pedaço do passado e aplicar maquiagem nele. Esta é uma maneira muito pobre de viver. Sim, precisamos ter um plano, mas se sua vida for de acordo com seu plano, significa que você viveu uma vida muito pobre. Sua vida deve acontecer de uma maneira que você não poderia imaginar.

... sempre sonhe que sua vida vai acontecer muito além do seu plano, da sua imaginação e de todas as suas expectativas.

A possibilidade da vida é tão vasta que ninguém pode planejar a esse ponto. Mantenha um plano como plano alternativo, mas deixe a vida acontecer. Explore as possibilidades da vida como ela é agora. Você nunca sabe o que se abrirá. Algo que nunca aconteceu até agora com qualquer ser humano pode acontecer com você. Mas se sua vida for de acordo com seu plano, apenas os mesmos contrassensos que aconteceram neste mundo até agora, acontecerá com você. Nada de novo acontecerá com você, porque um plano vem do que você já sabe, das informações e experiências do passado.

Você deve saber até que ponto planejar. Se você não tem um plano, talvez não saiba o que fazer amanhã. Requer um certo equilíbrio e sabedoria sobre a vida para saber o que planejar e o que viver despreocupadamente. Para a maioria das pessoas, seu plano não vem de uma grande visão. O plano delas está basicamente se manifestando do seu medo de não poder enfrentar o inesperado. O único sofrimento que os seres humanos têm é que sua vida não está acontecendo da maneira que eles pensam que deveria acontecer. De manhã, você queria seu café, mas o café não aconteceu, então você fica infeliz. Mas um nascer do sol glorioso está acontecendo e você está perdendo. Apenas um plano estúpido que você tem não está acontecendo, enquanto algo muito maior está acontecendo.

Você pode planejar sobre o amanhã, mas você não pode planejar o amanhã.

Neste cosmos, e na dança da vida que está acontecendo ao seu redor, seu plano é uma coisa muito pequena. Não dê tanta importância ao seu plano. Sim, você precisa de um plano para saber o que fazer amanhã de manhã, mas nunca espere que sua vida siga o plano. Acima de tudo, sempre sonhe que sua vida acontecerá muito além do seu plano, da sua imaginação e de todas as suas expectativas.

Nota do editor: Obtenha as atualizações mais recentes do Isha Blog.Twitter, facebook, rss ou extensões do navegador, faça sua escolha.