Por que Você Ama Tanto o Sadhguru?

Quando confrontado com a pergunta de sua filha de 18 anos, Amod olha para trás e vê como sua vida se transformou nos últimos três anos.
“Why do you love Sadhguru so much?”
 

Uma simples pesquisa no Google foi uma experiência salvadora e o início de uma jornada de descoberta de si.  Aqui está a história de Amod.

“Por que você ama tanto o Sadhguru?”, zombou minha filha de 18 anos. Para minha surpresa, não consegui encontrar nenhuma palavra para responder. Fiquei parado em silêncio – raro para mim! As memórias começaram a se agitar em minha mente enquanto eu lembrava como tudo começou. Três anos atrás, eu buscava no Google por um amigo que não via há muito tempo. Acontece que meu amigo havia escrito um livro muito pessoal sobre a vida de Sadhguru chamado "Você". Sua descrição de Sadhguru me intrigou e eu quis descobrir mais.

Crise de meia-idade e mais…

Por alguns anos, sofri de dor artrítica nas articulações e desenvolvi várias intolerâncias alimentares. Era tão ruim que eu consumia regularmente analgésicos apenas para realizar minhas atividades diárias. As coisas também não estavam indo bem no trabalho – encontrei-me muitas vezes entrando em confrontos com meus colegas. Muitas vezes me sentia estressado e ansioso. Não tinha ideia do que aconteceria depois. Embora eu tivesse aprendido a chamar aquilo de uma crise de meia-idade, eu sabia que queria sair disso de alguma forma. Guiado por um mentor no trabalho, comecei a ler sobre inteligência emocional e depois comecei a praticar técnicas de respiração para relaxar. Mas isso só teve um efeito temporário. Eu desejava mais. E mais veio em meu caminho.

Ouvi sobre os benefícios de Isha Kriya, uma simples meditação guiada oferecida por Sadhguru, e eu decidi tentar. A prática diária de Isha Kriya logo se tornou o destaque do meu dia e com isso surgiu uma sensação de calma. Depois de mais de seis meses de prática, fiz o programa Engenharia Interior.

Lembro-me vividamente da minha viagem interestadual, em novembro de 2014, para Sydney para participar do programa IE. A jornada me deu tempo para refletir sobre onde eu me encontrava em minha vida e por que eu estava dando esse passo. Embora eu não soubesse o que esperar, senti como se estivesse avançando. Senti que algo extraordinário estava a ponto de acontecer.

Sadhguru me ensinou o que nenhum programa de liderança jamais pôde ensinar

No final do programa, deixei o local, armado com outro kriya: Shambhavi Mahamudra. Apesar do meu horário de viagem agitado, continuei fazendo Shambhavi duas vezes por dia. E comecei a notar pequenas mudanças na forma como eu me comportava e observava meu entorno. Eu naturalmente me tornei mais calmo e mais compassivo. Um novo senso de disciplina se estabeleceu à medida que minha jornada de autodescoberta se aprofundou. Eu me separei dos meus companheiros do passado – estresse e ansiedade! Um colega observou que, em situações estressantes, eu calmamente trazia soluções.

Inspirado e ansioso por mais, participei de mais programas do Isha em 2015: inscrevi-me em programas de yoga e programas avançados de meditação, Bhava Spandana e Shoonya Intensive. Eu visitei o Isha Yoga Center, perto de Coimbatore, duas vezes e, em cada vez tive a sorte de ver Sadhguru e ouvi-lo falar. Sadhguru me deu o que nenhum programa de liderança ao qual eu tivesse assistido antes tinha sido capaz de dar. Fiquei mais consciente e mais vivo. Eu consegui encontrar um equilíbrio entre pura lógica e compaixão, fazendo-me bem-sucedido como engenheiro mecânico profissional, como líder e como colega de trabalho.

Acendendo a faísca do Isha em Brisbane

Tornar-me um voluntário com o Isha Foundation foi o próximo ponto de virada na minha vida. Depois de provar a doçura das práticas do yoga, decidi que a melhor maneira para eu aprofundar minha jornada interior seria oferecer-me aos outros. Mas não havia atividades do Isha em Brisbane – faltava um sistema de suporte. Querendo tornar os métodos de Sadhguru para a autotransformação disponíveis para mais pessoas, não pensei duas vezes antes de me comprometer a me tornar um Ishanga – um membro do Isha. Com a ajuda de outros centros, professores e voluntários do Isha, temos lenta, mas regularmente organizado programas em Brisbane para mais de 800 pessoas nos últimos dois anos. Nunca teria imaginado ser parte de algo muito maior do que eu. Eu literalmente me senti como um pedaço do Isha, por mais pequeno que fosse! E, portanto, de alguma maneira, de Sadhguru.

Avançando para a pergunta da minha filha:

Por que eu o amo tanto? Que palavras eu poderia usar para expressar minha gratidão ao Sadhguru? O que ele fez por mim é incrível, até mesmo salvou minha vida. Tentei explicar isso para ela, mas fiquei em silêncio. Isso basicamente resume meu relacionamento com ele.

Amod Datar é Gerente de Fiabilidade e Melhoria das Operações do Norte da Austrália, o Incitec Pivot, uma líder na fabricação de fertilizantes na Austrália.

Nota do Editor: Receba a sabedoria de Sadhguru em seu telefone todos os dias -  inscreva-se ou faça download do o aplicativo gratuito "Mystic Quotes".

 

 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1