Investigue Dentro de Si Mesmo Para Encontrar a Bem-Aventurança

Sadhguru descreve a natureza da felicidade como um poço d´água que se origina internamente. 
Dig Into Yourself to Find Bliss
 

Pergunta: Você diz que quando uma pessoa é feliz, ela se torna mais maleável, mais livre, menos sobrecarregada pela individualidade. O que é exatamente essa bem-aventurança? Você pode descrever a verdadeira bem-aventurança, Sadhguru?

Sadhguru : Como eu posso lhe dizer? Essa questão pode, na verdade, brotar de um certo mal-entendido sobre a natureza da bem-aventurança. Hoje, até as drogas psicodélicas estão sendo chamadas de “bliss" (bem-aventurança). Se você disser “bliss” no Ocidente, eles pensarão que você está falando sobre um determinado comprimido, uma droga.

Não existe tal coisa como “verdadeira bem-aventurança” e “falsa bem-aventurança”. Quando você está em contato com a verdade, você estará na bem-aventurança. Ser feliz e não ser feliz é como um teste decisivo para você ver se está na verdade ou não está na verdade. Esta pergunta provavelmente vem de uma certa mentalidade: “Se eu estou apenas observando o pôr do sol, se eu me tornar radiante, essa é a verdadeira bem-aventurança? Ou enquanto estou dizendo minhas orações, se eu me tornar radiante, essa é a verdadeira bem-aventurança? Ou quando estou meditando e me tornando radiante, essa é a verdadeira bem-aventurança?

https://www.youtube.com/watch?v=Bqo_KvKafKQ

A maioria das pessoas confunde prazer com bem-aventurança. Você nunca pode sustentar o prazer. Mas bem-aventurança significa um estado que não depende de nada. O prazer é sempre dependente de algo ou de alguém. Bem-aventurança não depende de nada. É da sua própria natureza. Uma vez que você está em contato com ela, você está nela, isso é tudo.

Bem-aventurança não é algo que você obtém de fora. É algo que você cava fundo dentro de si e encontra.

Bem-aventurança não é algo que você obtém de fora. É algo que você cava fundo dentro de si e encontra. É como cavar um poço. Se você abrir a boca e esperar que os pingos de chuva caiam dentro dela quando chover, alguns deles podem entrar, mas, ainda assim, é bastante frustrante saciar a sua sede abrindo a boca para a chuva. Além disso, a chuva não vai durar para sempre. Uma ou duas horas e depois acaba. 

Essa é a razão pela qual você cava o seu próprio poço - para que você tenha água durante todo o ano. Tudo o que você está se referindo como "verdadeira bem-aventurança" é apenas isso: você cavou seu próprio poço dentro de você e encontrou água que o sustenta o tempo todo. Não é algo que você abre sua boca quando chove. Não, todo o tempo você tem água com você. Isso é bem-aventurança.

 

Nota do Editor:  Existem apenas dois tipos de pessoas no mundo, diz Sadhguru: Místicos e Equivocados ("Mystics and Mistakes"). Afiado, penetrante e impiedoso, esse livro desmistifica o misticismo, na próprias palavras do místico. Ache mais insights do Sadhguru no ebook Of Mystics and Mistakes”, disponível em Isha Downloads.