Confiança sem clareza é um desastre

Sadhguru olha para como a confiança sem clareza pode ser um desastre, e nos dá um processo simples para aumentar nossa clareza.
 

 

" "

 

Participante: Eu quero saber a diferença entre confiança e clareza.

Sadhguru: Digamos que minha visão física não seja boa - não posso ver claramente - e preciso caminhar em meio a um grupo de pessoas. Mas estou muito confiante. O que acontecerá se eu seguir em frente? Muitas pessoas estão passando pela vida assim porque estão confiantes. Elas não podem ver nada, mas isso não importa; elas estão confiantes. Isso é desastroso para você e para todos ao seu redor. Se minha visão for clara, eu passaria por todo o grupo sem tocar em ninguém. Se minha visão não estiver clara, pelo menos se tiver humildade para ver que não tenho clareza, procurarei ajuda e andarei devagar. Posso não andar tão rápido quanto um homem que tem uma visão clara, mas pelo menos iria gentilmente.

As pessoas pensam que a confiança é um tipo de substituto para a clareza - não é. Digamos que sempre que você quiser tomar grandes decisões em sua vida, seja profissional ou familiar, tudo o que você faz é pegar uma moeda e jogá-la: "Cara, vamos fazer isso, coroa, vamos fazer aquilo." Vai funcionar cinquenta por cento das vezes! Se você estiver certo apenas cinquenta por cento das vezes, existem apenas duas profissões que você pode seguir - você pode ser meteorologista ou astrólogo. Se você estiver em qualquer outro emprego, provavelmente será demitido.

 

 

Existe uma cidade chamada Mangalore, na costa oeste da Índia. É uma cidade bonita, pitoresca e pequena, e eu tenho estado associado a esse lugar há algum tempo. Eu não tinha ido lá por quase quatro ou cinco anos, e então a visitei. Havia um médico homeopata com mais de 75 anos de idade, mas ele ainda administrava uma pequena clínica. Eu fui lá para visitá-lo, não como cliente, mas apenas para vê-lo. A clínica fica na região de Malabar - a terra da cobra-rei - as picadas de cobra são comuns. Do lado de fora da clínica, havia um anúncio que dizia: "Um antídoto comum para todos os tipos de cobras". Eu sei o suficiente sobre cobras. Eu vivi com elas, eu as tenho à minha volta, fui picado por elas inúmeras vezes, e cobras e eu estamos intimamente associados há muito tempo. Então eu sei o suficiente sobre elas para sobreviver.

Todos os dias, quando você acordar de manhã, sente-se na cama com as pernas cruzadas, sente-se com as mãos abertas, os olhos fechados e apenas observe tudo o que você não é. Aprecie tudo o que reuniu - sua casa, sua família, seus relacionamentos, suas qualificações, seu corpo, suas roupas - tudo. Seja grato por isso.

 

Essencialmente, na Índia, existem duas variedades básicas de venenos. Um é uma neurotoxina e o outro afeta seu sistema cardiovascular; um número muito pequeno de cobras tem ambos. Esses são dois tipos completamente diferentes de antídotos, portanto não pode haver um antídoto comum. Hoje, como as pessoas não conseguem identificar qual cobra é qual, os médicos estão administrando um antídoto para os dois juntos, o que é muito prejudicial para o sistema.

Entrei e estava conversando com o médico. Então, perguntei a ele: “Como você permitiu que essa placa aparecesse em sua clínica? Isto não está certo. Alguém está afirmando que existe um antídoto comum.” Mas ele é um médico muito sábio. Ele disse: "Veja, quase noventa por cento das cobras indianas são inofensivas, e esse antídoto funciona noventa por cento das vezes".

Noventa é uma boa porcentagem para qualquer coisa. Confiança é assim. Se uma cobra te picar, basta olhar para o céu e dizer "Dam-doom-dis-dis-dis-dis!", O veneno vai embora, de verdade. Realmente! Você deve dizê-lo com bastante vigor, ele realmente desaparece... funciona noventa por cento das vezes! E as pessoas ficarão mais confiantes porque isso funciona noventa por cento das vezes. Essa é uma maneira tola de existir, não é? O que você precisa é de clareza, não confiança.

 

 

Se queremos que a vida aconteça da maneira que queremos, o primeiro e mais importante requisito é ter clareza sobre o que realmente queremos. Mesmo práticas simples podem ajudar bastante ao se criar isso. Todos os dias, quando você acordar de manhã, sente-se na cama com as pernas cruzadas, sente-se com as mãos abertas, os olhos fechados e apenas observe tudo o que você não é. Aprecie tudo o que reuniu - sua casa, sua família, seus relacionamentos, suas qualificações, seu corpo, suas roupas - tudo. Seja grato por isso. Ao mesmo tempo, identifique tudo o que não é você como "Isto é o que eu reuni" e mentalmente mantenha isso de lado. O que você coleta pode ser seu, mas nunca pode ser você. Use dez minutos pela manhã e dez minutos à noite todos os dias. Isso trará clareza. Se alguém é iniciado adequadamente por um Guru, esse processo específico pode assumir uma nova dimensão. Mas até que essa oportunidade surja na sua vida, você pode fazer isso sozinho. Definitivamente, terá um grande impacto sobre sua clareza.

 

Nota do Editor: Este artigo é um excerto do ebook “ Ambition to Vision,” disponível no Isha Downloads.