O Dia da Terra em 22 de abril, é uma oportunidade para introspecção sobre a responsabilidade humana em relação à Mãe Terra. Examinamos as 5 maiores ameaças à Mãe terra hoje.

A Mãe Terra é como um organismo vivo gigante feito de muitos componentes estreitamente inter-relacionados. Esses componentes estão constantemente interagindo para fornecer e manter as circunstâncias necessárias para a sobrevivência. O microcosmo e o macrocosmo têm que trabalhar em uníssono para sustentar a vida. Das pequenas bactérias às florestas e aos ecossistemas que atuam como coletores de carbono na manutenção da complexa interação de gases na atmosfera, cada componente desempenha um papel crucial.

Se você fosse um médico olhando para a Terra como um organismo vivo, você veria que sua sobrevivência está ameaçada. A atividade humana está quebrando o equilíbrio da vida. A menos que consertemos nossas ações, a capacidade do sistema de suportar a vida está sendo perdida.

Aqui estão os 5 principais fatores que atualmente representam uma ameaça para a capacidade da Terra de sustentar a vida.

Perda da Biodiversidade

Os ecossistemas com níveis mais elevados de biodiversidade são mais estáveis e resilientes. Cada espécie é uma parte importante do ecossistema, especializando-se em suas próprias funções e contribuindo para o todo. Mas o planeta Terra está atualmente passando por uma mudança drástica! Os especialistas acreditam que a taxa atual de extinção das espécies é entre 1000 e 10,000 vezes maior do que a taxa de extinção natural.

Agricultura Insustentável

A maior parte da nossa agricultura está fora de equilíbrio, colocando muito estresse nos sistemas de sustentação de vida da Terra. A agricultura moderna geralmente consiste em uma monocultura, o que leva a ecossistemas instáveis. Se um agricultor cultiva apenas milho, não haverá habitat para predadores que consumam pragas, levando à necessidade de pesticidas sintéticos. Em uma monocultura, não há espécies com grandes sistemas radiculares para manter o solo firme, causando erosão do solo. Além disso, não há espécies para ciclos nutrientes e fixar o nitrogênio do solo, levando ao uso de fertilizantes químicos. Em todo o mundo, as terras das fazendas estão se transformando em poeira deixando uma grande e desagradável questão quanto à forma como nossas futuras gerações irão se sustentar.

Crescimento da População

Ao longo dos últimos 100 anos, a população passou de menos de 2 bilhões para mais de 7 bilhões.  Ao lado do aumento da população, a revolução industrial nos tornou mais capazes de consumir os recursos da Terra. Como o tamanho da população nos países em desenvolvimento continua a crescer em milhões, há um aumento na já alta demanda de recursos. Esse crescimento está prejudicando os órgãos da Mãe Terra. Seu fígado agora não consegue filtrar todos os nossos resíduos tóxicos que poluem a água que bebemos; E seus pulmões não podem mais lidar com toda a fumaça tóxico vinda de nossas cidades, alterando o equilíbrio de gases na atmosfera. É nossa responsabilidade garantir que ela não entre em colapso.

Desmatamento

Durante o último século, a maior parte da cobertura florestal do mundo foi perdida. As árvores fornecem oxigênio, filtram e limpam a água, purificando o ar, evitando a erosão do solo em terras agrícolas e também fornecendo comida. Tudo isso, GRATUITAMENTE! O Desmatamento está diminuindo seriamente a capacidade da Terra para nos sustentar hoje e às gerações vindouras.

Uso Excessiva de Energia Não Renovável

Desde o início da revolução industrial, o consumo de combustíveis fósseis vem aumentando drasticamente. Infelizmente, não parece que isso será reduzido em um futuro próximo. O crescimento econômico levou a um aumento da demanda por energia baseada em combustíveis fósseis. Então, o que há de errado com tudo isso? Não só a queima de combustível fóssil polui o ar, mas também libera dióxido de carbono que é um gás com efeito estufa e tem o efeito de capturar energia do sol na atmosfera terrestre. Isso afeta os padrões climáticos globais causando mudanças drásticas e ameaçando a nossa sobrevivência e a do nosso planeta.

Nota do Editor: Apoie o Projeto GreenHands, um enorme movimento ambiental de base, doando ou patrocinando uma árvore.